sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Eliquis (apixabana): novo anticoagulante oral chega ao mercado

Eliquis é indicado para a prevenção do tromboembolismo venoso em pacientes que passaram por cirurgias ortopédicas de alta complexidade.

Já está disponível no Brasil o medicamento Eliquis (apixabana), aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho de 2011. Trata-se de um anticoagulante oral indicado para a prevenção de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes adultos submetidos à cirurgia de prótese de joelho e quadril. Fruto de uma parceria entre os laboratórios Bristol-Myers Squibb e Pfizer, Eliquis já está aprovado em 27 países europeus, após liberação pela EMEA (Comissão que aprova medicamentos na Europa).

Por ser um medicamento oral, o paciente que passou pelas cirurgias ortopédicas não precisará realizar o tratamento com injeções periódicas, que podem causar desconforto e a não aderência à terapia. Eliquis age de forma rápida no organismo (3 a 4 horas após a ingestão do comprimido) e pode ser iniciado entre 12 a 24 horas depois da cirurgia. Sua dose possibilita um intervalo de tempo adequado para que o médico observe e estabilize os pacientes pós-cirúrgicos.

Segundo dados da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a incidência de TEV no Brasil é de 0,6 casos para cada mil habitantes e compreende duas manifestações: a trombose venosa profunda (TVP), que ocorre quando há a formação de coágulos nas veias profundas dos membros inferiores ou pelve; e a embolia pulmonar (EP), que surge quando os coágulos se desprendem dos membros inferiores, caem na circulação e migram para os pulmões, podendo levar ao bloqueio parcial ou total das artérias, chegando até a casos de morte.

Programa de Estudos Clínicos com Eliquis -Eliquis está sendo investigado no programa Expanse, um total de nove estudos clínicos fase 3 finalizados ou em andamento, que prevê a participação de aproximadamente 60 mil pacientes no mundo todo. Além de prevenir o TEV em cirurgias de artroplastia de joelho e quadril, Eliquis está sendo estudado para a prevenção do TEV em pacientes hospitalizados, na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial (uma arritmia do coração) e no tratamento do TEV.

Com relação à fibrilação atrial (FA), segundo o estudo Aristotle, realizado pelos laboratórios e divulgado no último Congresso Europeu de Cardiologia (ESC), em agosto de 2011, Eliquis foi comparado com o tratamento convencional com varfarina e demonstrou que os pacientes quando tratados com o medicamento têm 21% menos chance de sofrer AVC do que aqueles que receberam o tratamento padrão. Outro dado apontado pelo estudo foi a redução relativa de 31% do risco de hemorragia, especialmente no cérebro, e em 11% no risco de morte por qualquer motivo, sempre em comparação com a varfarina. A pesquisa Aristotle envolveu 18.201 pacientes com FA em 1.034 centros de 39 países.

Parceria Bristol-Myers Squibb e Pfizer-A Pfizer e a Bristol-Myers Squibb estabeleceram mundialmente uma parceria para desenvolver e comercializar Eliquis. Esta aliança global combina a consagrada atuação no desenvolvimento de medicamentos na área cardiovascular da Bristol-Myers Squibb e a expertise e a capacidade de escala global na comercialização de medicamentos da Pfizer neste segmento.

Bristol-Myers Squibb - Bristol-Myers Squibb é uma biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores para prevenção e tratamento de doenças complexas.

Pfizer-Fundada em 1849, a Pfizer é uma das mais completas e diversificadas companhias do setor farmacêutico. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952. Melhorar a saúde e proporcionar bem-estar fazem parte da missão da Pfizer ao descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar medicamentos de prescrição, genéricos e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Lípitor, Enbrel, Viagra, Sutent, Lyrica, Rapamune, Champix, Eranz, Centrum, Pristiq, Zyvox, Advil e a vacina Prevenar. A Pfizer também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no país.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=183430 

Nenhum comentário:

Postar um comentário