sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MG: Saúde admite erro médico na produção de remédio

Polícia investiga morte de dez pessoas que teriam consumido medicamento Secnidazol 500 mg
BELO HORIZONTE (MG) - A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou nesta quinta-feira ter comprovado erro médico na produção do remédio Secnidazol 500 mg em uma farmácia de manipulação de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. A polícia investiga a morte de dez pessoas que teriam consumido o medicamento adulterado, apenas no último mês.

De acordo com relatório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à secretaria, a análise de cinco amostras detectou a presença de uma substância usada para combater hipertensão alta em vez do componente Secnidazol, usado para tratamento de doenças parasitárias. Os frascos adulterados foram produzidos pela Fórmula Pharma.

A análise foi realizada na quarta-feira na presença de técnicos do laboratório investigado, representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde. Novas análises serão realizadas para quantificar a dosagem irregular encontrada nas amostras. O laudo deve ser finalizado no prazo de 30 dias.

Nesta quinta-feira, a Polícia Civil concluiu a exumação dos corpos de seis pessoas que podem ter morrido intoxicadas pelo medicamento manipulado. Os corpos estavam enterrados nos cemitérios de Caraí, Novo Cruzeiro e Teófilo Otoni, todas cidades localizads no Vale do Mucuri. Na quarta-feira, coletas foram realizadas em Ladainha, na mesma região. Dois corpos não vão passar pelo procedimento de exumação, pois haviam sido periciados antes do enterro.

O material será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. Três pessoas ligadas à farmácia Fórmula Pharma já prestaram depoimentos. A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a secretaria, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mg-saude-admite-erro-medico-na-producao-de-remedio-3500513


Nota C&T: Qual será o motivo pelo qual a substância utilizada de forma errada como sendo Secnidazol 500mg não é citada na maioria das informações liberadas para imprensa? Seria uma atitude de utilidade pública para quem usa corretamente a não citada droga. Vivemos em um país que o uso de medicamento é feito indiscriminadamente, principalmente pela famigerada prática da automedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário