segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sitagliptina + Sivastatina agora associados num só comprimido.

FDA aprova o primeiro fármaco combinado contra a diabetes e colesterol
10/10/2011 - 13:14
A Merck & Co recebeu luz verde por parte da FDA para Juvisync®, que combina o seu fármaco contra a diabetes Januvia® com o seu fármaco, agora em genérico, contra o colesterol Zocor® num só comprimido, anuncia o PharmaTimes online.

A FDA aprovou várias apresentações do Juvisync® (sitagliptina e sinvastatina): 100 mg/10 mg, 100 mg/20 mg e 100 mg/40 mg. A Merck comprometeu-se a a combinação com a dosagem de sitagliptina de 50 mg e também irá realizar um estudo clínico pós-comercialização, para comparar como Januvia® reduz a glicose isoladamente comparativamente com Juvisync®.

Mary Parks, directora da Divisão de Metabolismo e Produtos de Endocrinologia do FDA para Avaliação e Pesquisa Farmacêutica, observou que para garantir o uso seguro e eficaz, os comprimidos contêm dosagens diferentes de sitagliptina e sinvastatina "foram desenvolvidos para atender as diferentes necessidades dos doentes". Acrescentou que "a escolha da dosegem deve ter em conta outros medicamentos que o doente está a tomar."

Juvisync® é a primeira terapêutica combinada aprovada para pacientes que precisem de um anti-diabético oral e de baixar o colesterol, num só comprido tomado uma vez dia. O mercado para esta copmbinação é considerável, dado que cerca de 20 milhões de pessoas nos EUA têm diabetes tipo 2 e que muitas vezes têm também níveis elevados de colesterol.

Barry Goldstein, director da área de diabetes e endocrinologia da Merck, disse que "apesar de directrizes clínicas colocar as pessoas com diabetes tipo 2 que necessitam de terapêutica glicémica e lipídica no mesmo nível de risco como aqueles com doença cardíaca coronária, quase 40% dos pacientes elegíveis não recebem tratamento com estatina". A empresa observou que o preço do Juvisync® será o mesmo preço de Januvia sozinho, cerca de 215 dólares por mês.

A aprovação vai aumentar a franquia de Januvia® que, no segundo trimestre, gerou $779 milhões de dólares, um aumento de 30%, enquanto Janumet® (sitagliptina e metformina) gerou $321 milhões de dólares, um salto de 47%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário