segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Medicamento para diabetes (Victoza) utilizado para outro fim. De quem é a responsabilidade?

Remédio para diabetes usado para emagrecer chega a Aracaju

O remédio para diabetes que promete emagrecer até 7 quilos em um único mês, o Victoza, cuja droga é a liraglutida, já chegou a Aracaju há um mês, mas por causa da grande procura, as farmácias já adotaram listas de espera. O grande problema apontado pelos farmacêuticos é faltar medicamento para quem de fato precisa: o diabético.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – não autorizou que a droga seja comercializada para o emagrecimento - somente como antidiabético - mas alguns médicos já o receitam para tal fim. Segundo relato de alguns pacientes que vêm usando a liraglutida, os efeitos colaterais apresentados são pequenos, como náusea, leve dor de cabeça e diarreia.

Uma caixa do medicamento custa em média R$350 e pode durar até um mês. O remédio é vendido em forma de caneta com ponteira injetável subcutânea - o próprio paciente aplica a injeção, na coxa, na barriga ou no braço –, cada caixa vem com duas canetas. Não é necessário ter receituário médico para comprá-lo.

Ana Menezes, farmacêutica, conta que a procura surpreende. “Desde o início de setembro que os pedidos começaram a ser feitos. Temos uma lista com mais de 30 nomes esperando o Victoza, e as pessoas pedem mais de uma caixa. A maioria é com o objetivo de emagrecer mesmo”, afirma Ana.

No dia 8 de setembro, a Anvisa divulgou nota informando os perigos do uso da liraglutida. “Este produto é um medicamento novo e, embora pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos... Além disso, destacam-se outros riscos: pancreatite [inflamação do pâncreas], desidratação e alteração da função renal e distúrbios da [glândula] tireoide, como nódulos e casos de urticária”, diz a nota.

FUNCIONAMENTO

A liraglutida imita o GLP-1, um hormônio natural que regula a sensação de saciedade, Ele faz com que a digestão fique mais lenta e a pessoa demore a sentir fome. O Victoza tem oito vezes mais hormônio do que o produzido normalmente pelo corpo. Além disso, seu efeito se estende por 24 horas na corrente sanguínea, enquanto o GLP-1 age no organismo só por três minutos. O laboratório que produz o Victoza está pedindo a aprovação do remédio também como emagrecedor.

Fonte: http://www.cinform.com.br/noticias/201020119213420193/remedio-para-diabetes-usado-para-emagrecer-chega-a-aracaju.html

Nota de C&T: Trata-se de um medicamento que precisa de prescrição médica. Será que tem médico prescrevendo só para obesidade? Não seria mais ético as farmácias declararem que vendem o medicamento para qualquer pessoa sem prescrição médica?

É verdade que está faltando para diabéticos que precisam porque farmácias não são punidas por venderem medicamentos de tarja vermelha sem prescrição médica. No Brasil só se moraliza este mercado controlando tudo que for tarja vermelha com retenção de prescrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário