terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Piscinas, é possível repor a água uma vez por ano?

Clubes tentam evitar desperdício de água em piscinas e duchas

Créditos: Lydia Rodrigues Função: Repórter

Com o início do verão e das férias escolares, os clubes se tornam uma das principais opções de lazer dos francanos. Apesar das chuvas constantes nas últimas semanas, o problema de água ainda não foi resolvido pela forte seca enfrenta em outros meses deste ano. Diante da necessidade de se economizar água e manter os serviços prestados, os clubes da cidade contam com a tecnologia para realizar a limpeza das piscinas e reaproveitar a água.
Em um dos clubes mais tradicionais de Franca, o Castelinho, a água é reposta nas cinco piscinas uma vez por ano. “Nós temos um sistema bastante tecnológico e eficiente no sentido de reaproveitar a água das piscinas”, disse o diretor da sede social Luis Bovério. Segundo ele, o tratamento químico e a filtragem garantem que a água fique limpa. No clube, a cloração é feita no final de todas as tardes.
Outra ação que visa diminuir o desperdício é o uso da água em mais de um processo. A água usada nos banhos é reaproveitada para molhar a grama. “Reutilizamos um pouco da água usada nas duchas para irrigar o campo de futebol. Na hora que o recurso falta é que percebemos o quanto precisamos fazer esse tipo de estratégia”, afirmou Bovério. Todos os setores do clube têm sido orientados sobre economia de água, segundo o diretor.
No Sesi, é utilizado nas piscinas um sistema de cloração automática que é feita durante 24 horas e aspiração por filtro. A sujeira que se deposita no fundo da piscina fica no filtro. “A perda de água é muito pequena porque descartamos apenas a água que lava o filtro. Não trocamos a água da piscina. A última vez que repusemos foi há cerca de cinco anos”, disse Homero Domenciano, orientador de esporte da instituição.
No clube dos Servidores Públicos, na avenida São Vicente, a água é reposta uma vez por ano. “Esse ano íamos tirar a água por causa de uma manutenção, mas não tiramos por conta da seca”, contou a presidente da Associação dos Servidores Públicos Muncipais, Fátima Carvalho. A água das piscinas é reaproveitada na lagoa de peixes do local. “Temos poço artesiano, mas o nível está muito baixo”, disse a presidente. Outra forma de economizar tem sido orientar os usuários a respeito do uso consciente das duchas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário