sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Brasil aprova novo tratamento da Pfizer contra artrite reumatóide

09/12/2014 - 09:17

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa) aprovou esta segunda-feira um novo medicamento para tratar pessoas com artrite reumatóide que não responderam ao tratamento convencional, avança a VEJA.

O citrato de tofacitinibe, que será comercializado com o nome de Xeljanz® pela farmacêutica Pfizer, já está aprovado em cerca de 30 países. Nos EUA, por exemplo, foi aprovado em Novembro de 2012.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune em que o sistema imunológico do paciente ataca tecidos saudáveis, levando a inflamações nas articulações. Cerca de 1% da população apresenta o problema. O tratamento inicial da doença é feito com o medicamento metotrexato, mas entre 30% e 50% dos pacientes não respondem à droga. Nesses casos, indica-se a troca do remédio ou associação com outra medicação. Se a abordagem não for positiva, os médicos receitam medicamentos biológicos, que são injectáveis.

O Xeljanz® funcionará como mais uma opção para pacientes que deixaram de responder ao metotrexato, evitando ou postergando, assim, o tratamento injectável. O novo medicamento tem um mecanismo de acção diferente das drogas disponíveis actualmente no Brasil. A substância age dentro das células, inibindo a acção da quinase, uma proteína que contribui com o processo de inflamação.


Fonte: VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-aprova-novo-tratamento-con...

Nenhum comentário:

Postar um comentário