terça-feira, 8 de julho de 2014

Fábrica de medicamentos biológicos será construída no Rio de Janeiro

07/07/2014 - 08:16
Uma nova indústria farmacêutica de biofármacos - medicamentos produzidos a partir de material vivo e destinados ao tratamento de doenças como cancro e artrite - será construída no Rio de Janeiro, informa o portal do Ministério da Saúde do Brasil, avança o Diário Digital.
A produção nacional vai gerar economia para o governo federal na compra de medicamentos de alta tecnologia oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o fim das importações, a previsão é de que o país reduza em 150 milhões de reais por ano os custos na compra desses produtos.


O projecto para a construção da indústria integra a Política Nacional para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Ministério da Saúde, que mantém actualmente 104 parcerias envolvendo 19 laboratórios públicos e 57 privados. São acordos que prevêem o desenvolvimento de 97 produtos (66 medicamentos, sete vacinas, 19 produtos para saúde e cinco pesquisas em desenvolvimento). No Rio de Janeiro, já são cerca de 40 PDPs que envolvem a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Vital Brazil.

As PDPs são destinadas à transferência de tecnologia entre instituições públicas e privadas e à encomendas tecnológicas vinculadas à procura de produtos estratégicos para SUS.

A fábrica da Bionovis que será construída no Rio será a primeira indústria especializada na produção de medicamentos biológicos e possibilitará que o Brasil reduza a sua dependência em relação ao mercado externo de medicamentos biológicos, feitos a partir de material vivo e manufacturados a partir de processos que envolvem medicina personalizada e biologia molecular.


Notícias relacionadas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário