sexta-feira, 25 de julho de 2014

CONHECENDO SUPLEMENTOS ALIMENTARES (5) - SHAKES

O início do verão geralmente vem acompanhado de medidas radicais para eliminar os quilinhos a mais e não fazer feio ao usar biquíni. E nesse momento os shakes emagrecedores surgem como uma das alternativas mais populares para a perda de peso rápida em dietas emergenciais. Mas será que eles são de fato eficientes?

Segundo Bruna Murtha, nutricionista da Mundo Verde, esses produtos podem mesmo auxiliar no emagrecimento, pois possuem valor calórico menor do que uma refeição normal. “Porém, o consumidor deve escolher bem o produto. Os aditivos químicos, como corantes e adoçantes, contém toxinas que causam inflamações dificultando o emagrecimento e manutenção do peso”, explica Flávia Cyfer, nutricionista parceira do site de alimentos orgânicos Organomix.

Esses produtos trazem uma combinação de nutrientes, vitaminais, minerais, proteínas, fibras e uma baixa dose de carboidrato. “Nem sempre essa composição consegue fornecer tudo que o corpo necessita para o bom funcionamento do organismo”, alerta Bruna. Segundo as especialistas a ausência ou pouca quantidade de antioxidantes e gorduras boas nos shakes fazem com que seu uso por tempo prolongado gere desequilíbrios nutricionais e complicações para a saúde.

Para Flávia, o ideal é que quem decidir substituir uma refeição pelo shake pronto não mantenha a dieta por mais de um mês.  “Ao optar pelo uso do produto a sugestão é que seu uso seja feito no máximo 4 vezes por semana, em dias alternados”, defende Bruna.

Uma questão comum sobre o consumo de shakes é o ganho de peso rápido após o fim da dieta. De acordo com as nutricionistas, isso geralmente acontece, pois o consumidor apenas substitui uma refeição pelo shake sem modificar seus hábitos alimentares durante o resto do dia. “O produto precisa vir acompanhado de uma reeducação alimentar. Só assim haverá o equilíbrio do hormônio que sinaliza a saciedade, evitando que a pessoa passe fome ou exagere nas outras refeições”, explica Flávia.

 “Quando a pessoa mantém por um tempo uma dieta de valor calórico muito menor do que o necessário para o organismo ocorre um mecanismo de defesa natural em que o corpo ‘economiza’ energia, evitando perda calórica”, afirma Bruna. Para contornar essa questão ela recomenda que o shake seja usado como substituto do café da manhã, sendo misturado a leite, bebida vegetal, fruta e algum grão, aumentando o valor nutricional do produto. “A alimentação nas demais refeições deve ser balanceada, contendo variedades de hortaliças, frutas e grãos integrais”, orienta.

Segundo Flávia, a presença de toxinas nos produtos industrializados também colabora para o efeito sanfona, além de favorecer o envelhecimento e tornar o sistema imunológico fragilizado e o corpo mais propenso a doenças inflamatórias. Por isso, a nutricionista prefere os shakes naturais ou sucos verdes como ferramentas das dietas de emergência.

“Para fazer um bom shake em primeiro lugar é indicado substituir o leite de vaca por leite de aveia, de soja sem açúcar, de arroz ou água de coco”, diz. Para dar sensação de saciedade ela recomenda o uso de sementes como chia e linhaça ou farinhas de maracujá ou banana verde. “Isso vai ajudar a evitar um pico de glicose”, explica. Para dar sabor, nada de adoçantes, apenas frutas vermelhas ou um pedaço pequeno de açaí (sem xarope de guaraná), que são antioxidantes, abacaxi, que tem poder diurético, romã ou outra fruta de sua preferencia. Quem não abre mão do chocolate pode adicionar cacau em pó na mistura. “Para dar uma textura diferente você pode adicionar gelatina em pó sem sabor ou bater as frutas congeladas”, indica ela. A nutricionista ainda indica acrescentar um pedacinho de gengibre ou um pouco de canela em pó para potencializar o poder emagrecedor do shake.

Se você prefere um suco refrescante substitua o leite por água. O resto dos ingredientes do shake pode ser usado na mistura, que ainda deve levar uma folha verde escura, como couve ou hortelã. “Antes de fazer uso de shakes é importante consultar um especialista, que através de uma avaliação poderá elaborar um cardápio adequado às necessidades nutricionais do paciente”, aconselha Bruna.


 



Apresentação: Potes de 420g
Sabores: Baunilha, Chocolate, Morango e Morango c/ Banana 


  
Informação nutricional
Porção de 60g (4 colheres de sopa)
Quantidade por porção%V.D. (*)
Valor energético219 kcal= 928KJ11%
Carboidratos8g3%
Proteínas 44g59%
Gord. Totais1,2g2%
Colesterol2g1%
Gord. Saturada0,43g2%
Gord. Trans0g0
Fibra Alimentar0g0
Fósforo483,4g0
Sódio483,4mg69%
Ferro526,3mg22%
Potássio7,7mg55%
Cálcio880mg59%
Cobre550mg55%
Magnésio495mcg55%
Zinco80mg31%
Iodo71,5mcg55%
Selênio18,7mcg55%
Manganês 1,26mg55%
Vitamina A330mcg55%
Vitamina D2,8mcg56%
Vitamina C 
25mg56%
Vitamina E5mg50%
Vitamina B10,66mg55%
Vitamina B20,072mg55%
Vitamina B60,72mg55%
Ácido Fólico132mcg33%
Vitamina B121,33mcg55%
Não contém quantidades significativas de gordura trans e fibra alimentar. 
*% Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400KJ. Seus valores diários de referência podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário