segunda-feira, 21 de julho de 2014

Casos de VIH (AIDS) nos idosos estão a aumentar

21/07/2014
O desconhecimento e o medo de transmitir a doença impedem muitos avós com VIH de abraçar, pegar ao colo ou beijar os netos. Entre 1983 e 2012, quase seis mil portugueses com mais de 50 Casos anos foram diagnosticados com o Vírus da Imunodeficiência Humana e a tendência é de que este número continue a crescer com o aumento da idade média dos infectados, avança o Correio da Manhã.
O aumento da transmissão de VIH na terceira idade deve-se em muito à falta de conhecimento e a "razões biológicas", explica ao CM a especialista de Medicina Interna, Teresa Branco. "É mais provável que uma mulher mais velha seja infectada através da relação sexual do que uma mulher mais jovem, devido à maior fragilidade do órgão sexual causada pela menopausa".

A impossibilidade de engravidar é outro dos factores que estimula o abandono do preservativo, o meio mais eficaz para impedir o contágio. Há ainda a falta de informação sobre o vírus.

"Para a faixa etária mais elevada, a doença não lhes diz nada. A SIDA ainda é, para a maior parte das pessoas, uma doença estritamente dos homossexuais e dos toxicodependentes".

O VIH ataca o sistema imunitário e destrói as defesas do organismo contra vários tipos de infecções. Mas ser soropositivo ou portador de VIH não é o mesmo que ter SIDA.

"O doente é soropositivo quando foi infectado com o VIH, já a SIDA surge quando as defesas do organismo estão tão baixas que permitem o aparecimento de infecções chamadas oportunistas ou tumores", esclarece a médica, que reforça a importância do tratamento: "O infectado pelo VIH pode nunca desenvolver SIDA se fizer o tratamento adequado, é isto que faz a diferença entre ser doente de SIDA ou ser soropositivo, que nos dias de hoje é uma condição crónica e não uma sentença de morte".


Notícias relacionadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário