sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Medicamento para uso médico e veterinário pode ser solução para depressão


02/02/2012 - 08:09

Para quem vive meses e anos em depressão, a descoberta de um grupo de investigadores do Texas pode ser a solução: apenas uma dose de quetamina – uma substância que além do uso médico e veterinário, é consumida como droga também – pode aliviar os sintomas da depressão por várias semanas, avança a revista Visão.

A quetamina é usada em veterinária como um forte tranquilizante e em medicina, via intravenosa, como anestésico e analgésico. Pelos seus efeitos de alteração do estado mental e alucinações é usada também com fins recreativos.

A sua aplicação no tratamento da depressão é estudada há vários anos, mas agora os cientistas confirmaram que pode aliviar rapidamente os sintomas de depressão profunda.

Foram analisados vários doentes, muitos dos quais não colheram qualquer benefício das terapias convencionais e medicação psiquiátrica. Alguns encontravam-se na fase de ponderar o suicídio. Uma dose de quetamina foi suficiente para que, quase de forma imediata, deixassem de sentir esse desejo de pôr fim à vida e passaram a sentir-se esperançosos e motivados, conta a Visão.

Mas há mais: é que esses efeitos benéficos podem durar várias semanas, o que abre novas possibilidades para os que lutam com a depressão profunda: uma dose semanal ou até bimensal deverá ser suficiente para os manter à tona, sem mergulhar nos sintomas da doença. Os médicos acreditam também que é possível que, experimentando esse alívio ainda que só durante uma semana, o paciente possa ganhar forças para decidir recuperar-se.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/02-02-12/medicamento-para-uso-medico-e-veterinario-pode-ser-solucao-para-de

Nenhum comentário:

Postar um comentário