quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Uso frequente de paracetamol na gestação pode ser prejudicial para criança

04/11/2013
Considerado um dos medicamentos mais seguros para o uso durante a gestação, o paracetamol ingerido durante a gravidez pode trazer riscos à saúde da criança, avança o site D24am.

Segundo um estudo do Instituto Norueguês de Saúde Pública, o uso prolongado do medicamento pode aumentar o risco de efeitos adversos no desenvolvimento da criança, como alterações psicomotoras, de comportamento e temperamento.
Cerca de 300 pares de irmãos participaram do estudo, resultado de uma parceria entre a Universidade de Oslo, do Instituto Norueguês, e do Hospital Sick Children, do Canadá.
Os investigadores compararam crianças que foram expostas ao paracetamol durante a gestação com irmãos do mesmo sexo, que não foram expostos. Desta forma, foi possível controlar factores genéticos, ambientais, infecções, febre, uso de outros medicamentos na gestação, além do consumo de cigarro e álcool pela mãe.
O estudo mostrou que as crianças expostas ao medicamento por mais de 28 dias da gestação apresentaram habilidades motoras e de comunicação mais deficientes, além de mais problemas comportamentais se comparadas aos irmãos não expostos.
Segundo os orientadores da pesquisa, apesar de o uso a longo prazo de paracetamol durante a gravidez ser prejudicial para a criança, a utilização ocasional pode não prejudicar o feto.

Notícias relacionadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário