segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Huse: pacientes oncológicos farão ato na quinta (14/11/2013).

Falta de medicamentos é a principal queixa dos pacientes

Cansados de esperar, os pacientes oncológicos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) farão um ato na próxima quinta-feira, 14, para reivindicar melhorias. A falta de medicamentos e de insumos são as principais queixas dos pacientes. O ato acontece às 8h, em frente ao hospital.

Um dos pacientes, Marcos dos Santos, relata que está sem a medicação há mais de três meses e que já presenciou enfermeiros realizando procedimento sem luvas. Para ele, o descaso para com os pacientes transcende a barreira do bom senso e domina a situação como deplorável.

Para Marcos, o problema se agrava quando há a falta de boa vontade dos profissionais que ali atuam em prestar um atendimento humanitário aos pacientes. Em média, 20 pacientes participarão do ato, além de amigos e parentes.

“Convidamos todos os amigos e parentes para participar deste ato em frente ao hospital. A falta de medicamentos e o caos na saúde pública é uma situação deplorável. Já presenciei enfermeiros fazendo a coleta de sangue sem luvas e é um procedimento simples. Além disso, sentimos a falta de boa vontade e de profissionalismo, item primordial no relacionamento entre o profissional e pacientes. A falta de medicamento é uma constante e mesmo com liminar para regularizar o problema, o estado não resolve”, lamenta.

Após uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, a liminar de número 201210300482 determinou que o estado regularizasse a situação, mas até o momento nada foi feito.

FHS

Através de nota, a assessoria de comunicação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informou que a diretoria administrativa e financeira da FHS já realizaram a licitação para a compra do medicamento. Ainda de acordo com a nota, o pregão já foi homologado e o pedido feito. A informação da FHS é que a partir de agora, o fornecedor tem o prazo de 10 dias úteis para entregar o medicamento.

Por Eliene Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário