sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Prefeitura de Aracaju apoia caminhada contra diabetes

Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, Centro de Diabetes de Sergipe promoverá no dia 9 de novembro, às 15h30, a Caminhada do Dia Mundial do Diabetes Protegendo o nosso Futuro. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, como evitar, diagnosticar e tratar. A saída será da Praça do Mini Golf e a chegada no Parque da Sementeira.

De acordo com o diretor Técnico do Centro de Diabetes de Sergipe, Dr. Raimundo Sotero de Menezes, existe no mundo todo, uma finalidade de tentar mostrar a necessidade de prevenção e profilaxia do diabetes, além de dar maior visibilidade a esse problema que é de saúde pública.

 Quando a pessoa descobre que é diabético, principalmente a do tipo 2, já tem mais de dez anos que é diabético, por tanto já tem neuropatia, alterações do fundo de olho, então diagnosticar não é o grande objetivo que o mundo tem, e sim diagnosticar precocemente para evitar que quando se descubra o problema não esteja crônico. Dentro de pouco tempo teremos de 12 a 15% da população, principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos, e principalmente as mulheres menopausadas, salientou Sotero.

Em relação ao balanço que o Ministério da Saúde fez em que o diabetes mata 4 vezes mais do que a Aids no Brasil, o médico declarou que em virtude dos grupos LGBTS serem grupos fortes e que desencadearam processos, não só no Brasil, mas no mundo todo, a verba que o programa de Aids recebe do Governo Federal é quase 50 vezes superior à que recebe a população do tratamento de diabetes. Segundo ele, enquanto um comprimido que é dado pelo Governo ao diabético custa R$ 0,2, uma medicação para Aids, custa mil reais.

Sotero explicou que a pessoa entende que o objetivo é a doença, ou seja, que se deve avaliar a medicina do futuro que visa não o tratamento, mas sim evitar. O ideal não é ter recursos para internar com conforto e medicação, mas não precisar do internamento.

 O raciocínio é o inverso, a gente está preocupado em defender a população para ter direito e acesso a medicamentos de alto custo, mas porque não fazer a prevenção que é uma coisa que requer muito pouco custo? A medicina do futuro não é aquela medicina de você procurar o antibiótico mais caro, a medicina do futuro é você procurar usar pouco sal, não ingerir praticamente nenhuma gordura, não usar açúcar e praticar atividade física, isso já é medicina, finalizou.  

Caminhada

Vários parceiros importantes estão contribuindo para o evento, inclusive a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), apoio elogiado pelo médico, que garantiu que o prefeito João Alves fez o que era preciso para tornar possível essa caminhada como era necessário.

As pessoas só gostam de fazer críticas, mas temos que saber agradecer também, temos que mostrar como é importante colaborar com os movimentos sociais dentro do município, dentro do Estado, e com a força dos dois, podemos realizar eventos como esse que iremos realizar pela quarta vez. Essa caminhada é de um grupo não é de uma pessoa só, mas de pessoas que faz com que a gente consiga mostrar ao Brasil que Sergipe tem identidade social, completou Sotero.

Ascom AAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário