quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Promotora diz que liminares não são cumpridas. E aí? Ficará por isso mesmo?

A ação foi movida pelo MPE em 2011
  


Imagem apenas ilustrativa

A falta de medicamentos oncológicos a exemplo do gencitabina está prejudicando o tratamento de muitos pacientes que procuraram o Ministério Público estadual (MPE) para denunciar a situação.
Segundo a promotora de justiça do MPE, Euza Missano, no órgão já existe um procedimento administrativo de 2011, bem como ações movidas na tentativa de que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) regularize a situação. “Já notificamos representantes da oncologia do huse, já movemos ação por parte da FHS e também temos liminares. Essas liminares não estão sendo cumpridas e entramos com petição para que haja o cumprimento das ações”, conta.
Ainda como acrescenta a promotora Euza Missano, o papel do Ministério Público é tentar resolver a problemática. “Não foi possível ser feito o TAC e estamos insistindo para que não haja a descontinuidade do medicamento”, afirma.
Na tentativa de fazer valer o cumprimento judicial, a promotora Euza Missano enviou uma notificação para a Secretaria de Estado da Saúde para que em cinco dias, a SES apresente uma lista com os medicamentos existentes e sobre a real situação no setor de oncologia da unidade.

Ação
Em novembro de 2011, a justiça deu um parecer favorável para a ação movida pelo MPE solicitando a regularização de 26 medicamentos a exemplo da Gencitabina, Trastuzumade 400mg, Capecitabina 500mg, Ifosfanida 1g frasco-ampola, dentre outros.

SES
A informação passada pela assessoria da SES é que a previsão é para que o medicamento gencitabina chegue hoje.

Por Aisla Vasconcelos

Fonte: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=139274&titulo=noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário