quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Comissão Europeia aprova extensão da indicação do Zytiga® da Johnson & Johnson

16/01/2013 - 10:46


A Johnson & Johnson anunciou na passada sexta-feira que a Comissão Europeia concedeu aprovação para a expansão da indicação do seu medicamento Zytiga® (acetato de abiraterona) para abranger o tratamento do cancro da próstata, avança o site FirstWord.

A empresa referiu que a nova indicação inclui o uso de Zytiga em associação com prednisona ou prednisolona para o tratamento do cancro da próstata metastático resistente à castração (mCRPC) em adultos que são assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos após falha de terapia de privação de androgénio em que a quimioterapia não é ainda clinicamente indicada. Anteriormente, o medicamento só estava aprovado para tratamento de homens com mCRPC cuja doença tenha progredido durante ou após uma quimioterapia baseada em docetaxel.

A decisão da Comissão Europeia segue as recomendações do Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento (EMA) feitas com base no ensaio fase III COU-AA-302.

O ensaio de fase final revelou um benefício de sobrevida livre de progressão e uma forte tendência para a melhora da sobrevida global favorecendo o grupo a tomar Zytiga®. Além disso, o fármaco foi associado a melhoras significativas em todos os objectivos secundários, quando comparado ao grupo de controlo.

Após a sua aprovação inicial em 2011, a FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou em Dezembro uma indicação expandida do Zytiga® para o tratamento de CRPC em fase final em combinação com prednisona, após dados de um estudo terem revelado benefícios de sobrevida livre de progressão e global para o fármaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário