quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

GlaxoSmithKline enfrenta decisões cruciais de aprovação de medicamentos em 2013

16/01/2013 - 08:07


A GlaxoSmithKline tem cinco novos medicamentos em análise por reguladores nos EUA, incluindo os medicamentos para os pulmões Anoro® (brometo de umeclidinium / vilanterol) e Relvar® (vilanterol / fluticasona), e outro que será em breve apresentado, fazendo com que 2013 seja um importante para a empresa, informou a Bloomberg na passada sexta-feira. "Pela primeira vez em 20 anos, [s GlaxoSmithKline] poderia estar numa área de crescimento real", comentou Patrick Vallance, director de I&D de produtos farmacêuticos da empresa, referindo, no entanto, que "se todas os seis falharem e não conseguirmos as aprovações para eles, a empresa ficará numa má situação”, avança o site FirstWord.
O analista da Natixis Securities Philippe Lanone comentou que a farmacêutica "vai selar o seu destino em 2013", acrescentando que "se os novos produtos falharem, a empresa vai ficar em apuros".

Além dos pedidos de aprovação para os fármacos Anoro® e Relvar®, a GlaxoSmithKline apresentou candidaturas à FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) para o tratamento do HIV dolutegravir, bem como para o dabrafenib e o trametinib para o melanoma. A empresa também planeia enviar o pedido para aprovação do tratamento para a diabetes de tipo 2 albiglutide no início deste ano.

De acordo com o Deutsche Bank, há uma hipótese de 40% de o Relvar® ser aprovado para a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), uma probabilidade de 70% para p dolutegravir e uma probabilidade de 85% para o dabrafenib e o trametinib. Vallance sugeriu que o Relvar® e o dolutegravir têm o maior potencial. Este último está a ser desenvolvido pela ViiV Healthcare, uma joint-venture entre a GlaxoSmithKline e a Pfizer, sendo que a Shionogi também detém uma participação de 10%. Vallance referiu que, enquanto o albiglutide irá enfrentar desafios por entrar numa "área lotada", a sua administração uma vez por semana é uma melhoria importante em comparação à administração diária. Os analistas do Deutsche Bank estimam que as vendas de pico do produto podem chegar aos 800 milhões de dólares.

Para Vallance, o Relvar®, que está a ser desenvolvido juntamente com a parceira Theravance, vai diferenciar-se dos tratamentos existentes porque é um medicamento de uma única toma diária. "As propriedades da molécula e a única toma diária levarão a uma maior adesão à terapêutica, o que, por conseguinte, eleva a eficácia do tratamento no ambiente do mundo real", disse Vallance. No entanto, o analista da Morgan Stanley Peter Verdult sugeriu que o Relvar® pode não ser muito diferente do actual produto da GlaxoSmithKline Advair® (salmeterol / fluticasona). A FDA deverá decidir sobre a terapia em Maio.

Vallance referiu que, devido à sua conduta, a GlaxoSmithKline não está focada em gastar milhares de milhões de dólares na compra de medicamentos experimentais em fase final de desenvolvimento e, em vez disso, está a olhar para ofertas para agentes em fase inicial de desenvolvimento e tecnologias. "Temos um pipeline de fase final completo e não estou certo de que estamos desesperados para trazer mais coisas", acrescentou o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário