segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FDA aprova três novos fármacos da Takeda para tratamento da diabetes tipo 2 em adultos

28/01/2013 - 11:56
A FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou, na passada sexta-feira (25), três novos fármacos para o tratamento da diabetes tipo 2 em adultos. Os medicamentos, que devem ser usados com " dieta e exercícios para melhorar o controle de açúcar no sangue", são: Nesina® (alogliptin), Kazano® (alogliptin e cloridrato de metformina), e Oseni® (alogliptin e pioglitazona). Todos em forma de comprimidos, avança o portal Isaúde.

Alogliptin é um novo ingrediente activo, enquanto o cloridrato de metformina e pioglitazona já são utilizados no combate à doença. "Controlar os níveis de açúcar no sangue é muito importante no tratamento e cuidado da diabetes", disse Mary Parks, directora da Divisão de Produtos para Metabolismo e Endocrinologia da FDA. O Alogliptin ajuda a estimular a libertação de insulina depois de uma refeição, o que leva a um melhor controlo de açúcar no sangue.

Os produtos Nesina®, Kazano® e Oseni® foram estudados como monoterapias e em combinação com outras terapias já utilizadas no tratamento da diabetes do tipo 2, incluindo sulfonilureias e insulina. A Nesina® demonstrou ser segura e eficaz em 14 ensaios clínicos envolvendo cerca de 8.5 mil pacientes com diabetes tipo 2. "Estes fármacos não devem ser usados para tratar pessoas com diabetes tipo 1, ou aqueles que têm índice aumentado de cetonas no sangue ou na urina (cetoacidose diabética)”, avança a responsável da FDA.

Como a forma mais comum da doença, a diabetes tipo 2 afecta cerca de 24 milhões de pessoas e é responsável por mais de 90% dos casos de diabetes diagnosticados nos EUA. Pessoas com diabetes tipo 2 são resistente à insulina ou não produzem insulina suficiente, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue, levando a complicações graves, incluindo doenças cardíacas, cegueira e danos nos rins e nervos.

Os novos medicamentos são distribuídos pelo laboratório Takeda Pharmaceuticals América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário