sábado, 5 de novembro de 2011

Três suspeitos de desvio de remédios, entre eles Glivec do SUS, são condenados no Recife

Envolvidos prestavam serviços terceirizados em hospitais públicos.
Além de multa, eles foram penalizados com seis anos e 3 meses de prisão


A Justiça Federal condenou mais três envolvidos no esquema de desvio de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Recife, descoberto no ano passado. Os três homens eram acusados de furtar medicamentos de hospitais públicos, onde prestavam serviço como empregados terceirizados.

Os remédios eram revendidos pelos suspeitos a preços muito abaixo do valor de mercado. Os produtos eram entregues a "atravessadores", que faziam a distribuição a empresas do ramo de medicamentos. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), um dos envolvidos furtava o remédio Glivec, cujo valor de mercado chega a R$ 12.166 mil por uma caixa de 400 mg. Os três acusados foram condenados pelo crime de peculato e a penalidade é seis anos e três meses de prisão, além de pagamento de multa.

A decisão foi tomada em 1ª instância e, portanto, cabe recurso. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o advogado dos réus, mas não obteve resposta.

Até o momento, o MPF denunciou 51 pessoas por ligação nesse esquema criminoso. Foram condenados 32 envolvidos. De acordo com o órgão, desde que foi deflagrada a Operação Desvio, foram identificados seis hospitais vítimas da fraude, no Recife: Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Hospital das Clínicas. Segundo a denúncia, os produtos desviados chegaram a ser comercializados para unidades de saúde em Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE), Serra (SC), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário