sábado, 5 de novembro de 2011

Anvisa libera uso de novo medicamento contra hepatite C

Rio - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o uso de telaprevir, medicamento é considerado a nova esperança de cura para os portadores do vírus da hepatite C, está liberado no Brasil.

O medicamento aumenta as chances de cura em até 79% em pacientes infectados pelo genótipo 1 do vírus HVC. No Brasil, estima-se que dois a quatro milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite C.


No momento, o telaprevir passa por aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CEMED). Devido ao caráter de emergência, o medicamento está figurado na categoria fast track, quando há uma necessidade extrema para que logo os pacientes tenham acesso.

Tal emergência é dada em virtude dos benefícios que o produto trará para as pessoas que estão em tratamento. O caráter fast track também foi considerado pela Anvisa, pois a previsão de aprovação era somente para 2012. A previsão é que até o final deste ano, o telaprevir faça parte do coquetelde medicamentos do SUS para o combate ao vírus da hepatite C.


Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um problema de saúde pública, a hepatite C crônica pode trazer consequências graves para os pacientes e para o sistema de saúde pública. Mais de 170 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus HVC em todo o mundo e muitos não sabem que têm a doença, o que revela a necessidade de aumentar a taxa de diagnóstico por meio da sorologia.


No Brasil, estudos demonstram uma prevalência de 1% a 2% da população, com estimativa entre dois a quatro milhões de infectados. Apesar de ser uma doença lenta e com sérias conseqüências, se o tratamento for eficaz, pode evitar o risco de morte em função dos danos no fígado tais como cirrose hepática, insuficiência e até mesmo o câncer de fígado.




Nota C&T: Produto com registro solicitado pela JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário