domingo, 13 de novembro de 2011

Entedendo a arte do bordado ao longo do tempo.

Bordado vai além da arte de decorar, hoje o bordado é uma das formas mais utilizadas na personalização de peças diversas. O bordado navega entre os mundos do artesanato e das linhas de produções industriais de sofisticadas grifes. Além de extremamente útil, a personalização valoriza as mais diversas peças.
O bordado teve sua origem na pré-história através do primeiro ponto chamado de ponto cruz, ele era utilizado pelos homens das cavernas para decorar suas vestes a base de peles de animais. Utilizavam a técnica da agulha feita de osso e fio feito de fibras vegetais ou tripas de animais.
A Bíblia registra várias passagens contendo a atividade do bordado. Existem inúmeras referências literárias datadas centenas de anos AC.
Os romanos por exemplo eram adeptos do bordado para adornar vestes e utensílios diversos. Outros povos também são referências para esta arte, tais como: antigo Egito, India, Pérsia, China, Inglaterra e outras tantas. Vale ressaltar que cada povo aplicou seu estilo retratando sua cultura e tradições.
O bordado já foi considerado símbolo de riqueza e poder, o que não difere de hoje quando damos mais valor as grifes bordadas em roupas por exemplo. Basta lembrarmos de marcas famosas, todas utilizam bordados e não tintas.
O bordado ganhou novas técnicas no oriente médio e depois se espalhou pelo ocidente a partir do século VII.
A Idade Média tem inúmeras referências aos bordados, observamos com frequência a aplicação desta arte com motivos militares, escudos, brasões, etc. Na Idade Moderna o bordado só fez ganhar mais espaço entre todas as classes sociais.
Surgiram em 1870 os primeiros teares de bordar a mão, três anos depois surgiu a máquina ponto zig-zag. No inicio do século XX o bordado foi mecanizado com as máquinas de costura reta e de pedal, aonde se utilizava instrumentos até hoje utilizados como é o caso dos bastidores.
Para melhorar a produtividade surgiram as máquinas industriais com participação fundamental do bordador para movimentar o bastidor e dá forma aos bordados
Até o hoje os bordados feitos à máquina e manual convivem atendendo cada um a necessidades diversas. É muito comum ainda nos dias atuais a preparação de enxovais de casamento, batizados, festas de formaturas e outros eventos utilizarem o bordado para personalizar e decorar.
A partir da década de 80 com a evolução da informática surgiram às máquinas computadorizadas, estas dão qualidade e maior produtividade. Existe uma maior valorização do bordado em escala industrial nos dias atuais, despertando interesses no desenvolvimento de novos softwares que decodificam imagens e as reproduzem com muita qualidade sobre tecidos e outros materiais.

Para se ter uma ideia da valorização que é dada através do bordado a roupas e outras peças, podemos citar exemplos como famosas gripes que imprimem sua logomarca em pontos absolutamente vísiveis em roupas, chuteiras, tênis, bonés, bandeiras, bancos de automoveis e motos, tapetes, etc. O bordado valoriza uma peça simplesmente por retratar alí uma marca de uma empresa famosa, dando ao usuário daquela peça um conceito de luxo, poder, estilo, atualidade e outros valores .
O bordado tem hoje uma participação importante na leitura que se faz de uma empresa que personaliza sua equipe de funcionários com uniformes gravados com sua logomarca, demonstrando muitas vezes sinônimo de boa apresentação. Fica muito mais fácil se comunicar com um médico, enfermeiro, nutricionista e outros profissionais que trazem em seus uniformes, principalmente jalecos, no caso de profissionais da saúde, seu nome e profissão bordados normalmente sobre o peito esquerdo. Outra utilização do bordado bastante relevante são nos uniformes escolares, que devido a sua exposição constantes a lavagens e uso contínuo, o bordado garante durabilidade sem deformação comum a outros métodos mais simples de identificação da escola e do estudante.

O bordado ainda é uma das formas de personalização e identificação de roupas que garantem durabilidade com qualidade.

O Bordado movimenta um montante importante na economia do planeta.

Teófilo Fernandes (prestador de serviço de bordar, especializado na personalização rápida de roupas e outras peças).

Haydée Bordados – Shopping Jardins – Aracaju SE.

Orçamentos pelo fone: (79) 32316039 - 88680109 ou 88663009.

E-mail: hbordados@hotmail.com.br e haydeebordados@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário