domingo, 1 de junho de 2014

Reino Unido inicia “investigação criminal formal" sobre práticas comerciais da GSK

28/05/2014 - 09:32
A GlaxoSmithKline (GSK) confirmou na terça-feira que o Serious Fraud Office (SFO) do Reino Unido, entidade que investiga fraudes, abriu uma “investigação criminal formal" sobre as práticas comerciais da empresa e suas subsidiárias. Um porta-voz da farmacêutica disse que a "GSK tem o compromisso de operar os seus negócios com os mais altos padrões éticos e continuará a cooperar plenamente com o SFO ", mas não forneceu mais detalhes, avança o site FirstWord Pharma.
A acção acontece semanas depois de as autoridades na China, onde a GlaxoSmithKline tem sido alvo de uma investigação de corrupção desde Julho do ano passado, ter acusado o ex-director dos seus negócios na China, Mark Reilly, de suborno " em grande escala " no país. A empresa não quis comentar se a investigação do SFO está relacionada com as acusações contra Reilly.


Além da China, a GSK disse no mês passado que investigações sobre denúncias de suborno de funcionários da empresa também estão em andamento na Polónia e no Iraque, bem como na Jordânia e Líbano. Especialistas legais têm sugerido recentemente que a farmacêutica poderá enfrentar um maior escrutínio por parte do Reino Unido e das autoridades norte-americanas, como resultado dessas investigações em curso. Em Setembro passado, um porta-voz da GlaxoSmithKline confirmou que autoridades dos EUA expandiram uma investigação às operações da empresa noutros países para incluir a alegada violação das leis anti-suborno na China.

A farmacêutica negou anteriormente que tem um " problema sistémico com comportamento antiético", e que está em vigor um sistema para lidar com violações, que resultou no ano passado em 48 demissões e 113 advertências escritas. Além disso, o CEO Andrew Witty anunciou planos em Dezembro passado para eliminar as metas de vendas individuais para todos os funcionários de vendas, depois de um programa semelhante ter sido implantado nos EUA em 2011.


Notícias relacionadas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário