segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE EXATAMENTE NOS PROTEGE todos os dias das influências ambientais?

Valor do pH da pele.

O termo "valor de pH" tem sido amplamente utilizado nos últimos anos. Não há praticamente ninguém que não tenha ouvido ou lido em frascos de shampoos ou embalagens de creme. Mas quantas pessoas estão realmente cientes do que esta sigla significa e qual a sua finalidade?

"PH" é a abreviação para o termo latino" hydrogenii potentia " e se traduz como " potencial hidrogeniônico" .

Os valores de pH nos permitem diferenciar substâncias ácidas e básicas e classificá-las de acordo com sua força . Qualquer substância que contenha água também possui um valor de pH , o que pode ser determinado usando um medidor de pH eletrônico ou de um indicador tal como tornassol.

O MANTO ÁCIDO
 
Nossa pele possui um valor de pH porque o filme hidrolipídico na superfície da pele contém água . Foi descoberto cerca de 100 anos atrás que a pele é ligeiramente ácida. Técnicas modernas de medição verificaram que a pele possui um valor médio de pH de 5,5 , o que é devido à substâncias ácidas naturais presentes no suor, sebo e células córneas . A importância da natureza ácida da superfície da pele é representada pelo "manto ácido". 
Função do Manto ácido: repelir microorganismos nocivos e influências ambientais e , ao fazê-lo, proteger a pele de infecções, irritações , alergias e ressecamento. Um manto ácido intacto também funciona como um desodorante natural, porque ele minimiza a degradação bacteriana do suor que origina o odor corporal.

Por isso, é vital que nada que possa prejudicar o manto ácido da pele . Por exemplo, deve-se evitar a limpeza corporal com sabão "normal", porque a água com sabão terá um valor de 8 a 12 pH e irá destruir o manto ácido . Lavar a pele com produtos com "pH neutro ", cujo valore de pH é 7pode prejudicar o manto ácido, uma vez que difere consideravelmente do pH de 5,5 da pele. E, finalmente deve-se evitar qualquer contato com soluções básicas.

Atenção: As informações acima foram extraída e republicada na íntegra de www.sebamed.com.br, portanto todo conteúdo é de responsabilidade da fonte citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário