quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ações da GSK caem após orientações da FDA para genéricos do Advair® (No Brasil Seretide).

11/09/2013 - 09:44
As acções da GlaxoSmithKline (GSK) caíram até 3,6 por cento na terça-feira, após a FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) ter lançado um projecto de orientações sobre o desenvolvimento de versões genéricas de substituição de combinação de medicamentos inalados, como o Advair® (fluticasona / salmeterol) da companhia. O produto, que é vendido como Seretide® fora dos EUA, gerou vendas de cerca de 5.1 mil milhões de libras (8 mil milhões de dólares) no ano passado, avança o site FirstWord.


O analista da Bernstein Tim Anderson disse que os requisitos parecem "bastante benignos", enquanto o analista da Bloomberg Industries Sam Fazeli referiu que a orientação apenas exige "testes pré-clínicos relativamente básicos e um ensaio clínico muito curto", Fazeli disse que a orientação "requer apenas ensaios para a asma, embora o Advair® seja usado na asma e doença pulmonar obstrutiva crónica", acrescentando que "os ensaios também são apenas solicitados na menor dose aprovada de Advair®". O analista sugeriu que "é provável que estes sejam pontos de foco para a GSK e outras fabricantes de marca contestarem".
 
Embora as patentes sobre os ingredientes activos do Advair® tenham expirado, o dispositivo inalador Diskus® permanece protegido por patentes americanas até 2016. Na Europa, a Medical Products Agency da Suécia aprovou a versão genérica do Advair® da Elpen Farmacêutica em 2011, enquanto o medicamento genérico está disponível na Grécia desde 2009.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário