sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Indústria Farmacêutica BLAU finaliza a aquisição do laboratório Sumimed na Colômbia


05/09/2012 - 09:52
Faturamento estimado para a empresa colombiana em 2012 é de 13,5 milhões de dólares e com o ingresso da BLAU os planos são de faturar 25 milhões de dólares em 2013.

Após diversas tratativas, a BLAU Farmacêutica S/A acaba de adquirir, com recursos próprios, 50,98 % da empresa colombiana Sumimed, tornando-se sua maior acionista. O negócio foi realizado através da compra de ações e aumento de capital da empresa, que passa a se chamar BLAU Farmacêutica Colômbia S/A. Com a aquisição, a ideia da indústria farmacêutica brasileira é iniciar uma trajetória internacional própria administrando seus canais de venda.

"Escolhemos a Colômbia por ser o 3º (terceiro) país mais importante na América do Sul, politicamente democrático, economicamente estável e estar em franco crescimento. Outra importante razão pela escolha é o fato da Colômbia ser muito similar ao Brasil na parte fiscal, tributária e societária. Além disso, o laboratório Sumimed sempre foi um importante cliente internacional da BLAU e, com a aquisição, fortaleceremos o nosso canal de vendas neste país proporcionando melhores oportunidades de negócios, melhores margens”, afirma Marcelo Hahn, Fundador e CEO da BLAU.

Ao se tornar majoritária da empresa colombiana, a BLAU pretende usufruir da possibilidade de lançar novos medicamentos em outros países em uma velocidade mais rápida do que no Brasil; seja pela dificuldade em virtude do tempo que leva a condução de alguns estudos com pacientes de prova de eficácia comparativa exigidos pela Anvisa, principalmente em relação a alguns medicamentos oncológicos, biológicos e biotecnológicos, e pela dificuldade da ANVISA em analisar os pedidos de novos registros.

“Atualmente a BLAU Farmacêutica exporta alguns medicamentos fabricados no Brasil como: surfactante pulmonar, hormônio de crescimento, streptoquinase, paclitaxel, ácido zoledrônico, metilprednisolona -, os quais ainda, – infelizmente - não podemos comercializar no nosso país por falta de registro na Anvisa”, explica Marcelo Hahn. “Mas com esta aquisição, teremos a chance de levar os produtos para outros países através de negócios diretos da Colômbia.”

Fundado em 2000, o laboratório Sumimed fica em Bogotá e trabalha com uma extensa linha de produtos que vão, desde antibióticos a produtos biotecnológicos, com ampla presença em todo território colombiano. Possui também, uma equipe própria de promoção especializada em trabalhar com produtos essenciais de alto custo, como os biotecnológicos e oncológicos, que também são os principais medicamentos vendidos no mercado Brasileiro.

“Estamos muitos felizes. Podemos dizer hoje que a BLAU Farmacêutica S/A, uma empresa de capital 100% nacional, já pode ser considerada Multinacional”, conta orgulhoso o fundador e CEO da empresa, que teve as plantas da BLAU inspecionadas e aprovadas pela INVIMA, agência Sanitária Colombiana.

Com um crescimento meteórico neste ano, a BLAU aumentou sua receita no primeiro semestre em 87% em relação ao primeiro semestre de 2011, e tem como meta superar os R$ 250 milhões em faturamento. Ainda segundo Hahn, a empresa pretende anunciar outro investimento internacional até o final deste ano.

25 Anos -Pioneira na produção de biofármacos no Brasil, Marcelo Hahn pode considerar sua iniciativa um case de sucesso por ter transformado a BLAU em uma grande indústria farmacêutica. Fundada em 1987 pelo jovem empreendedor Marcelo Hahn, então com 19 anos, a BLAU nasceu como uma importadora de preservativos através de um investimento de US$ 20 mil.

Neste ano em que completa 25 anos, com três fábricas e cerca de 800 colaboradores, a empresa se destaca entre os players do mercado por sua forte presença no mercado nacional e internacional, como Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, Equador, Peru, República Dominicana, El Salvador, Tailândia, Vietnam, Paquistão, entre outros, para onde exporta diversos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário