quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mercado sergipano vem crescendo na área da homeopatia


No dia 21 de novembro é comemorado o Dia da Homeopatia. Uma área que vem crescendo em Sergipe, pela grande procura dos pacientes por respostas eficazes aos tratamentos. A homeopatia consiste em tratamentos alternativos para problemas desde dores, problemas crônicos, até doenças como câncer.

Tenho paixão pela homeopatia, pois me sinto essencial nessa área. A afirmação é da farmacêutica Francy Gomes, que trabalha há 15 anos neste ramo. Segundo a farmacêutica, Sergipe tem muito mercado nesta área. O mercado em Aracaju é ótimo, pois nem grandes centros como Fortaleza possui a quantidade de homeopatas qualificados como aqui. A procura tem aumentado muito nos últimos anos por este tipo de tratamento, explica.

Segundo a farmacêutica um dos motivos para o aumento da procura é a resposta rápida do tratamento sem efeitos colaterais. Os medicamentos homeopáticos são menos agressivos que os alopáticos e as doses são exatas para cada pessoa, o que o torna mais eficaz e seguro o tratamento.

Para Francy Gomes, a grande diferença dos medicamentos homeopáticos para os convencionais é a técnica do preparo. O tratamento é individualizado. Tenho uma gastrite, o médico passa o mesmo medicamento para milhões de pessoas. Na homeopatia,é levado em consideração o histórico do paciente, as suas características e condições de vida, ressalta.

Preparo

O medicamento homeopático é formulado de acordo com a análise do médico que leva em consideração suas contra-indicações e até hábitos diários a fim de chegar a um remédio que irá atingir os melhores resultados. O tratamento mais procurado na homeopatia é para alergias, principalmente, em crianças.

A farmacêutica garante que não há efeitos colaterais indesejados. O que pode ocorrer são agravações que acontecem, pois o medicamento coloca para fora tudo que é latente. Os homeopáticos são preparados de forma diferente, e podem ter origem vegetal ou biológica. Além disso, medicamento precisa ser diluído e dinamizado, explica.

De acordo com Francy, o farmacêutico é de grande importância na preparação destes medicamentos. Ela também destaca a forte relação entre o médico homeopata e o farmacêutico. A relação médico e farmacêutico na homeopatia é muito forte, pois o médico tem a necessidade de sempre está em contato com o farmacêutico e vice-versa. Uma relação muito boa em que o nosso trabalho é reconhecido, afirma.

O reconhecimento dos pacientes é para a farmacêutica a maior gratificação de trabalhar nesta área. Coloco a mão na massa preparando o medicamento. Pegar uma substância simples e transformar em um medicamento homeopático é maravilho, e mais ainda é o retorno dos pacientes. É gratificante este reconhecimento que vem dos médicos e dos pacientes, conclui .

Assessoria de imprensa do CRF/SE

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=153147

Nenhum comentário:

Postar um comentário