sábado, 24 de novembro de 2012

Lojistas de shopping discordam de taxa de estacionamento

Eles alegam que medida pode atrapalhar as vendas no Riomar

Os lojistas do shopping Riomar estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 23, com a superintendência do estabelecimento comercial para questionar sobre taxas de estacionamento, que serão cobradas a partir da próxima segunda-feira, 26. Os 140 proprietários de lojas não concordam com a mudança e alegam que a medida poderá atrapalhar as vendas. Eles aguardam uma posição do shopping.

De acordo com o presidente da Associação de Lojistas do shopping Riomar, Sergio Tavares, a decisão chegou com surpresa para os lojistas. Para ele, o momento é inoportuno para começar a cobrança pelo estacionamento. Ainda segundo Tavares, o momento econômico, o qual estão vivendo, não é ideal para a implementação da cobrança.

“Nós recebemos com muita surpresa essa informação sobre a cobrança do estacionamento. Contudo, esse não é um bom momento para que isso aconteça, porque esse é um momento difícil na economia. As vendas retraíram em função da política de IPI reduzido para linha branca. Além do mais, isso reflete negativamente para o comércio”, diz Tavares.

Ainda segundo Sergio, os lojistas entendem que os clientes sofrerão prejuízos. “Lamentamos que essa medida seja anunciada e por isso nos reunimos com o superintendente. Ele ficou de levar a situação para a esfera superior e vamos aguardar a decisão”, disse.

Questionada se a reunião poderá surtir efeito, a respeito da data determinada para começar a cobrança, a assessoria do shopping Riomar não soube informar se isso será possível.

Cobrança

Os shoppings Jardins e Riomar cobrarão taxas de estacionamento a partir da próxima segunda-feira, 26. O valor cobrado será de R$ 4 para permanecer no local durante 4h.

Por Eliene Andrade

Nota de C&T:
O fato de cobrar estacionamento não vejo nenhum problema, com exceção de Salvador e Aracaju, desconheço outra capital que não cobre estacionamento em Shopping. O valor sim, pode ser discutido. Mas no nosso caso específico, o assunto a ser discutido deve ser outro; A lei que isenta o cidadão aracajuano de pagar estacionamento em shopping (lei municipal 3.348, de maio de 2006).
Pode o Grupo JCPM desrespeitar uma lei municipal? O cidadão mortal pode desrespeitar qualquer lei municipal de Aracaju e ficar impune? O que os representantes do povo, Srs. Vereadores vão fazer? Pode o Grupo JCPM desmoralizar a casa do povo?
Não acredito em prejuízo para lojistas, quem vai ao shopping na sua grande maioria vai para comprar produtos ou serviços e não será a cobrança que os impedirá de comprá-los. Chato mesmo é alguns comerciantes (quiosques) não terem direito a gratuidade, uma vez que eles só consideraram os lojistas merecedores de uma credencial para gratuidade, mas sabemos que isso só acontece quando uma categoria não se mobiliza. Qualquer Quiosque nos Shoppings de Aracaju pagam relativamente por metro quadrado mais do que qualquer loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário