segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Abbott apoia Campanha do Transtorno Bipolar no Brasil

26/11/2012 - 09:46

A campanha nacional de consciencialização sobre o transtorno bipolar da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem apoio da Abbott, avança comunicado de imprensa.
O objectivo é incentivar o diagnóstico precoce da doença, que hoje pode tardar mais de 10 anos, por confundir-se com sinais de outras doenças mentais.
O transtorno bipolar manifesta-se principalmente (cerca de 60%) a partir da adolescência (entre 15 e 19 anos) e atinge entre 3% e 8% da população.
Dos cerca de 25% que tentam o suicídio, cerca de 4% se suicidam de facto. Entre os pacientes tratados, o índice de tentativas cai para cerca de 10%.
Os principais sinais e sintomas do transtorno bipolar são:
Sentimento de êxtase, júbilo;
Irritação e agitação;
Pensamento e fala rápida;
Distrair-se facilmente;
Desejo de envolver-se em vários projectos ao mesmo tempo;
Insónia ou pouca necessidade de sono;
Comportamento impulsivo e de risco, como sexo por impulso e sem protecção;
Julgamento prejudicado;
Agressividade e hostilidade.

A maioria dos pacientes também alterna episódios de agitação e euforia com períodos (por vários dias ou mesmo semanas) de profunda tristeza, desânimo, sensação de vazio, perda de interesse em actividades, ou assuntos, que normalmente provocariam prazer; sensação prolongada de cansaço, mudanças nos hábitos alimentares e de padrão de sono, e pensamentos suicidas e de morte.

A ABP conta também com o apoio das sociedades regionais de psiquiatria e irá distribuir material educativo em hospitais e centros médicos, tanto para profissionais de saúde, quanto para pacientes e seus familiares.

A Associação Brasileira de Psiquiatria é uma organização sem fins lucrativos, que representa os psiquiatras brasileiros. A cada ano, a ABP organiza o Congresso Brasileiro de Psiquiatria – o maior evento brasileiro e da América Latina (e o terceiro maior do mundo) da especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário