quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Novartis prepara-se para expiração próxima da patente do Glivec®

A Novartis está a planear superar a perda futura de exclusividade da patente sobre o Glivec® (imatinib) em 2014 através da transição de doentes com leucemia mielóide crónica (LMC) para a sua nova terapia Tasigna® (nilotinibe), noticiou a agência Bloomberg, citada pelo site FirstWord. O analista da Bank Vontobel Andrew Weiss referiu que a estratégia da empresa "é promover o Tasigna® como o melhor tratamento no mercado, tão bom que não haverá conversa sobre ele ser uma cura".
 
O Gleevec® gerou vendas de 4,7 mil milhões de dólares no ano passado e actualmente domina o mercado de medicamentos para a leucemias avaliado em 6 mil milhões de dólares, seguido pelo Sprycel® (dasatinibe) da Bristol Myers-Squibb, com 803 milhões de dólares em vendas, e o Tasigna®, com 716 milhões de dólares em receita. No entanto, a FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) aprovou recentemente o Bosulif® (bosutinibe) da Pfizer para determinados pacientes com LMC e a entidade reguladora também aceitou analisar o pedido para comercialização apresentado este mês pela Ariad Pharmaceuticals para o ponatinib, sendo que uma decisão sobre a aprovação é esperada até 27 de Março.

A Novartis está a realizar uma série de ensaios chamados de descontinuação, que são projectados para mostrar que o Tasigna® pode permitir que um número maior de doentes possa interromper o tratamento uma vez que os seus cancros estejam controlados do que em comparação com o Glivec®. A empresa planeia discutir os estudos no próximo mês. Além disso, vários estudos independentes estão a arrancar, com um estudo europeu designado Euro-SKI que está a recrutar doentes que tenham tomando Glivec®, Tasigna® ou Sprycel® durante pelo menos três anos e que tenham tido poucos vestígios da doença no seu sangue durante um terço desse tempo. Os resultados do estudo são esperados em 2017, de acordo com a principal investigadora Susanne Saussele.

Tanto o Glivec® quanto o Tasigna® custam cerca de 2 mil dólares por mês, mas Weiss referiu que uma versão genérica do Glivec® será vendida por tão pouco quanto 500 dólares por um ano de tratamento.

Herve Hoppenot, presidente da unidade de Oncologia da Novartis, referiu que a companhia pretende que o Tasigna® "canibalize" o Glivec® até que o último perca a protecção de patente. "Isso irá fazer com que uma grande quantidade do negócio Gleevec® seja indirectamente protegida porque já foi transferida para o Tasigna®", disse.
 
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/30-10-12/novartis-prepara-se-para-expiracao-proxima-da-patente-do

Nenhum comentário:

Postar um comentário