quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cientistas geram tecido funcional da tiróide a partir de células-tronco



Cientistas da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, conseguiram gerar, pela primeira vez, tecido funcional da tiróide a partir de células-tronco em ratos.

O estudo, publicado na revista Nature, mostra que a técnica pode permitir o tratamento de pacientes que sofrem de deficiência de hormona da tiróide, provocado por um defeito na função, ou pelo desenvolvimento anormal da glândula tiróide, avança o portal Isaúde.

Os hormonas da tiróide consistem em uma classe de moléculas que contêm iodeto, que desempenha um papel crítico na regulação de diferentes funções do corpo, incluindo metabolismo, crescimento e função cardíaca e que são cruciais para o desenvolvimento normal do cérebro.

A glândula tiróide, órgão endócrino especializado na captura de iodeto, é o único órgão onde ocorre a produção destes hormonas. No entanto, um em cada 3 mil recém-nascidos nasce com hipotireoidismo congénito, uma doença caracterizada pela produção insuficiente de hormonas da tiróide.

Bebés que nascem com esse tipo de deficiência hormonal devem receber tratamento logo nos primeiros dias de vida, para que a doença não se desenvolva. Caso contrário, os seus danos serão irreversíveis. Além disso, é necessário um tratamento hormonal ao longo da vida, para que seja mantida a regulação adequada do crescimento e do metabolismo em geral.

Ao realizar experiências em que dois genes importantes foram temporariamente induzidos a funcionar como células-tronco indiferenciadas, os investigadores foram capazes de manipular a diferenciação de células estaminais em tireócitos, tipo de célula primária responsável pela produção de hormonas na glândula da tiróide.

A primeira constatação interessante desses estudos foi o desenvolvimento de tecido tiroidiano funcional já dentro das placas de cultura. Em seguida, a equipa transplantou os tireócitos derivados de células-tronco em ratinhos sem uma glândula tiróide funcional.

Quatro semanas após o procedimento, os investigadores observaram que os ratos transplantados haviam restabelecido os níveis normais de hormonas tiroidianos no sangue e não apresentaram mais os sintomas associados com a deficiência de hormonas da tiróide.

Os resultados destes estudos com animais têm várias implicações importantes, primeiro, o sistema de célula empregado fornece uma ferramenta vital para melhor caracterizar os processos moleculares associados ao desenvolvimento embrionário da tiróide.

Em segundo lugar, estes resultados obtidos através do transplante podem não só abrir novos horizontes para o tratamento da deficiência da tiróide, mas também para a substituição de tecido da tiróide em pacientes que sofrem de cancro nessa região.

Os investigadores estão trabalhando actualmente no desenvolvimento de uma pesquisa semelhante com base em células-tronco humanas que vai explorar maneiras de gerar tecido tiroidiano humano funcional através de reprogramação de células-tronco pluripotentes (iPS) derivadas de células da própria pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário