sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EUA: farmacêutica ligada a casos de meningite apresentava problemas de higiene

25/10/2012 - 12:30

A empresa farmacêutica que produzia injecções de esteróides contaminadas, ligadas a uma epidemia mortal de meningite nos EUA, apresentava graves problemas de higiene, indicaram nesta quarta-feira autoridades sanitárias de Massachusetts, nordeste do país, citadas pela AFP.

"Os investigadores descobriram que os processos de esterilização da empresa de preparação de fármacos New England Compounding Center (NECC) não eram realizados seguindo as normas" existentes, explicou Madeleine Biondolillo, chefe do Departamento de Saúde de Massachusetts.

Os registos mostram que a NECC não esterilizava sistematicamente os produtos durante o tempo mínimo necessário e não verificava de forma regular o bom funcionamento e a manutenção dos equipamentos, em particular os de esterilização, indicou numa entrevista colectiva à imprensa.

Além disso, Biondolillo ressaltou que a NECC havia despachado os lotes de esteróides suspeitos de estarem contaminados antes mesmo de ter obtido os resultados de seus testes confirmando que as injecções estavam bem esterilizadas.

"O medicamento era enviado até 11 dias antes de os resultados serem recebidos", ressaltou.
O foco sem precedentes de meningite fúngica ligado às injecções contaminadas causou até ao momento a morte de 24 pessoas e afectou 313, segundo o último relatório do órgão federal dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, siglas em inglês), divulgado nesta quarta-feira.

Biondolillo também afirmou que, no começo de Outubro, os investigadores encontraram partículas negras em várias das ampolas que continham esteróides que foram reenviadas à NECC depois da ordem para que retirasse todos os seus produtos, ou seja, 17.000 doses em 23 estados.

Mas "os resultados desta investigação são ainda preliminares e, no momento, não tem como objectivo identificar de forma conclusiva a causa desta epidemia", disse Biondolillo.
Além disso, o Departamento americano de Justiça confirmou em 16 de Outubro que havia iniciado uma investigação criminal, enquanto o Conselho de Farmacêuticos de Massachusetts caçou a licença profissional da NECC.

A empresa encerrou suas actividades e demitiu a maior parte dos seus funcionários.
Mais de 14.000 pessoas em 23 estados podem ter recebido as injecções contaminadas, inicialmente destinadas a tratar de dores nas costas, segundo dados da Agência de Alimentação e de Medicamentos dos EUA (FDA, siglas em inglês).

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/industria-farmaceutica/25-10-12/eua-farmaceutica-ligada-casos-de-meningite-apresentava-p
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário