sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Genéricos afundam lucro da AstraZeneca em 56%



26/10/2012 - 15:38
O lucro líquido da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, no terceiro trimestre deste ano, afundou 56%, para 1,18 mil milhões de euros, face aos 2,68 mil milhões de euros de igual período de 2011, com as receitas afectadas pelo término de patentes de medicamentos-chave para a segunda maior farmacêutica do Reino Unido, avança o jornal económico OJE.

As vendas, atingidas pela concorrência nos medicamentos genéricos e por medidas governamentais para reduzir os preços praticados desceram 19%, para 5,14 mil milhões de euros.

A companhia tem vindo a tentar obter acordos de licenciamento, bem como realizar pequenas e médias aquisições para reforçar o desempenho, numa altura em que enfrenta contratempos em termos de desenvolvimento e as patentes dos medicamentos com melhores resultados vão expirando (até 2015).

Pascal Soriot, CEO desde o início do mês, suspendeu o programa de recompra de acções da empresa no primeiro dia em funções, e está a rever a estratégia. “O desempenho financeiro em 2012 reflecte em grande parte o impacto contínuo da perda de exclusividade de marcas em mercados cruciais, bem como os desafios que o sector atravessa”, declara o responsável em comunicado.

A AstraZeneca confirmou, no entanto, a previsão de lucro para este ano, de 4,6 a 4,9 euros por acção, excluindo alguns itens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário