quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pet Shop terá que disponibilizar um veterinário de plantão. Será?

Nota de C&T: 
Será que as autoridades sabem que metade das lojas abertas não tem se quer CNPJ? Esta é uma determinação que vai demorar a ser efetiva e inicialmente só os que estão atuando regularmente serão fiscalizados, a historia se repete: fiscalizar os que estão regularizado é mais fácil, ganham os holofotes e faz uma média com a sociedade. Nada contra os veterinários, mas clínicas não podem ser confundida com lojas. Já imaginou um salão de beleza com um profissional de saúde? Isso mesmo, são inúmeras as reações alérgicas que ocorrem diariamente em salões de beleza com riscos seríssimos, inclusive com atendimentos em urgências hospitalares.

Espero que esta não seja mais uma das normas que será aplicada para uns e outros não por incompetência do Estado.

Pet shops terão de manter veterinário para inspeções diárias


Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Brasília - A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realiza, neste sábado (22), campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, na área urbana (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
" Mercado em grande expansão no Brasil, com faturamento estimado em cerca de R$ 16 bilhões no ano passado, os pet shops terão, a partir da próxima quinta-feira (15), uma norma nacional, com orientações sobre procedimentos a serem observados na exposição, manutenção, estética, venda e doação de animais. O objetivo é garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais que estiverem sob o cuidado de pet shops, em exposição e feiras agropecuárias, por exemplo.

Mercado de pet shops tem faturamento estimado em R$ 16 bilhões por anoMarcelo Camargo/Agência Brasil

Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária publicada hoje (12) no Diário Oficial da União, entre outros pontos, estabelece que os pet shops e locais de comercialização de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes devem manter os animais em ambiente livre de excesso de barulho e com acesso restrito à população. O local deve ter luminosidade e espaço adequados, estar livre de poluição e ser protegido contra intempéries ou situações que causem estresse.

A norma obriga ainda os estabelecimentos comerciais a manter um veterinário responsável, que deverá fazer inspeções diárias para observar as condições de higiene e comportamento dos animais. A resolução prevê também que animais com alteração comportamental decorrente de estresse sejam retirados de exposição, mantidos em local tranquilo e adequado, sem contato com o público, até que retornem ao estado de normalidade.

Além disso, o responsável técnico será obrigado a comunicar formalmente ao estabelecimento irregularidades identificadas e as respectivas orientações para corrigi-las. Caso as observações não sejam corrigidas, a norma estabelece que o veterinário comunique os problemas ao conselho da categoria.

Os estabelecimentos e profissionais médicos veterinários que descumprirem as novas regras estarão sujeitos a multa e a punições administrativas pela prática de infração ética."


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-01/pet-shops-terao-norma-nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário