terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Meus cabelos já não são mais os mesmos?

Cabelo, Cabeleira, Cabeluda, Descabelada…

Stefânia Drumond | jan 8, 2015 | Nutricosmético 

Quem nunca cantou essa música um dia em ode ao seu cabelo, né?!
Bom, o meu cabelo recebia muito esta canção, principalmente, pelo fato dele ser cacheado e amanhecer cada dia com aspecto diferente…

Hoje em dia há muitas técnicas para nós termos o cabelo que quisermos e da cor que quisermos: liso, cacheado, black, ruivo, loiro, com luzes, californiano, ombré hair e… até natural!!!

Minha luta com o meu cabelo começou cedo. Queria ele liso de qualquer forma senão liso, pelo menos, domado e o bom é que tinha companheiras com o mesmo objetivo! Tentamos, então, diversas alternativas na época: hidratação com abacate, maionese (pasmem! Esta não tive coragem), alisamento com o famoso “Alisa Bell r”(quem se lembra?!) e Neutroxr, muito Neutroxr… Não havia chapinha japonesa, de chocolate, de mandioca, etc… Nem a “prancha” havia… O cabeleireiro tinha de ser forte para alisar minhas madeixas na mão.

Com o tempo, desisti de brigar com ele e assumí-lo natural como ele é….
Porém as consequências de tantos tratamentos inapropriados foram grandes!!!
Passei por muitas hidratações até descobrir que precisava nutrir minhas madeixas de dentro para fora também!

Os cremes e pacotes hidratantes como botox capilar, etc são bons e indispensáveis, principalmente, se você passou por algum processo químico como tintura, alisamento, escovas frequentes, porém, a nutrição interna é imprescindível.
A hidratação com os cremes é facilmente visível e sentida por algumas semanas, depois, se faz necessária outra sessão, já a nutrição e cuidados internos podemos sentir sempre.

Vamos começar a aprofundar um pouco no assunto “cabelo” a partir do desenho abaixo. Vejam como é a estrutura do nosso cabelo:

Estrutura do cabelo


Observe que os vasos sanguíneos (que levam os nutrientes para o nosso corpo) estão presentes na estrutura capilar e, levando nutrientes para a Matrix Capilar, por isso, a importância, também, de investirmos na nossa saúde de dentro para fora.

Os primeiros sinais de deterioração da estrutura externa dos fios são as alterações de cor e ressecamento.

Quando a cutícula está danificada, pelo rompimento das escamas, o brilho do fio (que é a reflexão da luz sobre ele) diminuirá.

Quanto mais danificado e desidratado o cabelo, mais poroso e opaco ele fica.
A elasticidade também é atingida de tal forma que se tencionarmos um pouco o fio ele romperá facilmente.

Listei algumas das principais causas do cabelo danificado:

Físicas:
Radiação Solar. Sim, ela afeta não só a pele, mas, o cabelo também, reduzindo as propriedades mecânicas dos fios pela degradação química das cadeias proteicas especialmente as atribuídas ao aminoácido cistina. A radiação solar também degrada outros aminoácidos capilares como a tirosina e fenilananina.
Poeira: grudam nos fios atrapalhando o brilho do cabelo
Secagem incorreta: secador com ar quente
Vento: retira a umidade natural do fios
Falta de umidade do ar: atenção! Ar condicionado retira a umidade do ar e, consequentemente, dos fios também!

Químicas:
Descoloração: é o processo que mais “detona” o cabelo! Ele destrói os pigmentos e oxida os aminoácidos. Acaba com cerca de 15 a 45% da cisteína. Se possível, fuja dele!
Alisamento: além dos efeitos nocivos de ressecamento devemos lembrar que a amônia, o sódio e o formol (apesar de controvérsias, ainda se vê utilizando em muitos salões) ainda reagem com os metais pesados presentes nas tinturas levando a danos graves nos fios!!!

Temos ainda a falta de crescimento dos fios em virtude da falta de proteínas, vitaminas e minerais e a quebra dos fios resultante da falta de nutrientes como minerais e proteínas.
Diante do conhecimento deste quadro comecei a tomar cuidados “físicos” e “químicos” para deixar meus caracóis mais saudáveis.

Mas, com o passar dos anos, os brancos invadiram minha vida e, não abri mão, ainda, da tinta. Então, para que ele continue forte e hidratado tomo os seguintes cuidados: boa alimentação, hidratação interna (muita água), shampoos e cremes de qualidade e, claro, tomo meu Kolatrix todos os dias.

No Kolatrix temos 9g de Pepetídeos Bioativos de Colágeno (principal constituinte do cabelo) e vitaminas A, C, E e Zinco (minerais importantes para a saúde capilar).
Foi tão impressionante o resultado que, após 2 meses de uso, fui ao salão fazer uma escova para um evento e a cabeleira se encantou com os fios novos que surgiram!!!!
Não abro mão mais… porque beleza é de dentro para fora também!!!!
Ah, uma dica a mais para vocês: segundo os nutricionistas o melhor horário para tomarmos o Kolatrix é antes de dormir porque a noite os Peptídeos Bioativos de Colágenos são melhores absorvidos!

Um abraço e até a próxima!!!


Fonte: http://www.pholias.com.br/cabelo-cabeleira-cabeluda-descabelada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário