29/10/2014
Com 28 unidades em operação, a
Cobasi, rede varejista de produtos para animais de estimação, deve manter o
crescimento registrado em 2013 e prevê mais três lojas até o final do ano
Fellipe
Aquinoautelosa com o crescimento da rede para este ano, Cobasi aposta na
bandeira Pet Fácil
Foto: Divulgação
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SÃO
PAULO - Na contramão da indústria dos produtos para animais de estimação,
que somente este ano deve registrar crescimento superior a 8%, redes de pet
shop começam a sentir impactos negativos do mercado brasileiro. O segmento tem
visto queda na procura de serviços.
Com a
projeção de faturar R$ 16,4 bilhões este ano, a categoria já representa cerca
de 0,34% do Produto Interno Bruto (PIB), informou a Associação Brasileira da
Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Entre as
companhias que preveem crescimento mais tímido este ano está a Cobasi. Com 28
lojas em operação - todas próprias -, a varejista segue mais cautelosa com
relação ao mercado, como disse a gerente de marketing da rede, Daniela Bochi. "Não
estamos tão otimistas quanto a indústria, já que 2014 não está sendo um ano
favorável para o varejo como um todo", destacou ela.
Conforme
a executiva, o segmento pet foi impactado principalmente pelo baixo desempenho
da economia brasileira, o que levou a companhia a manter o mesmo crescimento do
ano passado, sem registrar alta no volume de vendas. "Foi um ano ruim para
todos os segmentos. Não deixamos de crescer, já que mantivemos os índices
vistos ano passado".
Expansão
Com um
público diário superior a 1.500 pessoas em cada unidade, Daniela afirmou que os
planos de investimento da companhia não foram alterados, tanto que perspectiva
da marca é chegar a 31 lojas, ainda este ano. "Mesmo com o varejo
desacelerado, mantivemos o nosso plano de expansão. Até o final do ano vamos
inaugurar a 31ª unidade. Além disso, criamos a marca Pet Fácil - loja de bairro
- que chegará a quatro unidades em 2013", afirmou.
Para o
próximo ano, a Cobasi quer ampliar suas lojas e investir nas regiões Sul e
Centro-Oeste. Com forte atuação no Estado de São Paulo, uma nova unidade foi
aberta no Rio de Janeiro, onde a companhia já contava com duas lojas. "A
expectativa é de cinco a 10 novas lojas ano que vem, mas ainda não decidimos em
quais locais eles serão abertas".
Plataforma
on-line
Com a
projeção de faturar mais de um R$ 1 milhão este ano, a Petfarma, importadora e
distribuidora de medicamentos virtual diz estar otimista. Com atuação no
mercado varejista e de venda direta ao consumidor, a companhia, que atua no
comércio de medicamentos e suplementos para pets, prevê crescimento de superior
a 100% em 2014, além de 60% no próximo ano.
"As
grandes distribuidoras foram as que mais sentiram os impactos negativos da
economia. Para as pequenas, o movimento ajudou a estimular a competitividade
por preços melhores", contou um dos representantes da companhia, Ronald
Glanzmann.
Hoje, 50%
do faturamento da rede é fruto dos produtos importados, já os outros 50% estão
divididos entre venda direta e negociação com o varejo. "Recebemos em
média 400 pedidos ao mês. Além disso, trabalhamos com produtos de alto valor
agregado, com venda sob prescrição médica".
Segundo
Glanzmann, o mercado animal possui grande potencial de crescimento no Brasil,
já que atualmente o País possui a segunda população de pets no mundo.
"Temos
mais cachorros e gatos, do que crianças com até 17 anos. Isso se reflete no
número de veterinários que é a maior do mundo, sendo seguida pela Rússia e
Estados Unidos", finalizou.
Ferramenta
digital
Marketplace
de produtos animais, a 4 Pets é outra companhia que está atenta ao potencial de
crescimento no setor. Com mais de 30 companhias do segmento da plataforma
virtual, entre alimentação e medicamento, a marca aposta agora na Integra Vet,
novo braço da marca criado para desenvolver sites de comércio eletrônico
(e-commerce).
"Criamos
a companhia, pois tínhamos uma limitação com as tabelas de preço de algumas
empresas no marketplace", disse a coordenadora comercial da marca, Mariana
Matazo.
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