sábado, 29 de março de 2014

RECEITA DE BOLO

"Você trabalha? Espero e desejo que sim; porque de outro modo, ou está sentado sobre uma montanha de dinheiro ou… bah, nem vou dizer o que penso, você rasgaria o jornal agora… Admitindo que trabalha, é preciso que fique bem claro que há dois modos de trabalhar: simplesmente fazer o que é mandado ou ir além, criar, encantar-se todos os dias, desejar proficiência mais e mais e cada vez mais.

Sabes de onde me vem essa lembrança? De uma leitura de jornal. Foi assim, abri o jornal e levei um susto, um bom susto. Lá estava a manchete: – “Professor diz que bom professor vai além da receita de bolo”! Bah, atirei-me à leitura, queria saber quem era esse iluminado professor que dizia essa obviedade tão “esquecida” pela maioria dos professores; por professores e por 97% de todos os que trabalham, no Brasil e lá fora. É estatística mundial, os acomodados são estonteante maioria, os que trabalham só pelo salário são escandalosos em número e prejuízos causados ao mercado.

Pois bem, fiquemos na manchete: – “Professor bom vai além da receita de bolo”. O que anda por aí mal vai até à receita do bolo. Mal vai. O pessoal não lê, não estuda, não pesquisa, não gosta de sala de aula, está lá só pelo miserável salário… Vale para todas as atividades, médicos então nem se fala; ficam só na receita do bolo, isto é, no habitual, no convencional, no que não dá trabalho.

Um professor encantado com sua ciência, com sua cadeira, com sua matéria, é um inquieto, quer sempre saber mais, “inventar”, acender-se em sala de aula. A maioria apenas repassa a receita do bolo que ouviram de alguém.

Qualquer profissional pode ser ilimitado na ascensão de carreira, tudo vai depender do amor, das inquietações para saber mais; já a maioria repassa a receita do bolo, depois quer fazer greve e ganhar aumento. Vergonha na cara fez bem para a tosse!

Ah, quase esquecia, o professor que fez a frase é americano. Só podia…"
O texto acima foi retirado na íntegra de: http://pratesnosbt.com.br  (29 March, 2014 at 10:10 by Luiz Carlos Prate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário