segunda-feira, 31 de março de 2014

Ministério da Saúde suspende PDP com Labogen, EMS e Laboratório da Marinha do Brasil

Associação com Labogen serviria de fachada para pagamento de propinas e obtenção do contrato

Após tomar conhecimento de uma investigação da Polícia Federal sobre uma PDP (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo) com o Laboratório da Marinha e as farmacêuticas Labogen e EMS, o Ministério da Saúde informou a suspensão do acordo e a instauração de procedimento interno de apuração. A Operação Lava-Jato investiga se a Labogen não faz parte de um esquema de pagamento de propina para produção, sem autorização da Anvisa, do cloridrato de sildenafila, indicado para o tratamento de hipertensão pulmonar.
O Ministério tomou conhecimento da investigação após ser procurada pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que detalhou a investigação da PF em texto publicado nesta quinta-feira (27). A pasta alega que nenhum pagamento foi realizado, e que a PDP ainda se encontrava em na primeira fase, em que os produtores se associam e assinam um termo de compromisso. A produção propriamente dita começaria apenas em 2015.
Em comunicado distribuído à imprensa, o Ministério explica que as PDPs servem para transferir a um laboratório público brasileiro – no caso da denúncia, o Laboratório da Marinha – capacidade tecnológica para produzir insumos, medicamentos e equipamentos estratégicos para o SUS. Em tese, o modelo serve para reduzir preços de remédios feitos no Brasil, além de ampliar o parque fabril.

Entenda a denúncia
Eduardo Jorge Oliveira, diretor de produção industrial e inovação do MS, teve e-mails apreendidos pela PF em que teria ordenado que a Labogen se associasse com a EMS para produção do medicamento. No entanto, a Labogen é um pequeno laboratório do interior de SP com 20 funcionários, enquanto a EMS é uma gigante do setor.
Para os investigadores, o acordo assinado em dezembro de 2013 é uma fachada para um esquema em que a Labogen era usada para pagamento de propinas e obtenção do acordo de R$ 31 milhões. Segundo a PF, a empresa já foi usada para remessas ilegais de um doleiro, o que levantou suspeitas.
Ao jornal, a EMS alegou que a parceria obedece “critérios técnicos”.

* com informações do jornal Folha de S. Paulo
Fonte: http://saudeweb.com.br/42580/ministerio-suspende-pdp-com-ems-e-laboratorio-da-marinha/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário