domingo, 21 de setembro de 2014

Mercado farmacêutico precisa de profissionais especializados

Conhecido como propagandista ou representante farmacêutico, esse profissional precisa ter conhecimentos específicos.

O caminho pelo qual a indústria farmacêutica se comunica com seus principais clientes, os médicos e profissionais de saúde, é por meio do marketing de relacionamento em um âmbito técnico. E esse contato é feito por intermédio de um profissional formalmente conhecido como propagandista, profissão legalizada pela CLT desde 1975 (lei 6224). Também conhecido como representante farmacêutico ou consultor comercial, este profissional pode atuar também em áreas específicas como especialista por linhas médicas como: cardiovascular, dermatologia, sistema nervoso central, pneumologia/respiratória, entre outras. Essas designações vão depender dos diversos segmentos em que o laboratório atua.
"Com o crescimento gradativo da economia e com a crescente complexidade do merca-do farmacêutico no Brasil, as empresas foram segmentando esses profissionais não só por especialidades médicas como também por canal existem os profissionais especialistas em contatar distribuidores e farmácias, conhecidos como Key Accounts. E, por fim, os representantes responsáveis por medicamentos mais complexos como as drogas utilizadas para quimioterapia, para o trata-mento de alguns cânceres e ou doenças mais complexas. Estes são conhecidos como representantes especialistas em virologia, oncologia e outros", explica Daniel Carvalho de Souza professor,professional especializado nesta área e sócio de uma empresa de representação comercial.

O trabalho do representante ou propagandista é bastante técnico e o grau de conhecimento depende da complexidade do medicamento ou equipamento em questão. Alguns medicamentos, de perfil mais conhecido e que são usuais na prática médica ambulatorial, precisam de abordagens técnicas menos profundas. "Já medicamentos como os biotecnológicos, necessitam de profundo conhecimento e suporte por parte do representante, pois envolve a abordagem com base em extensos trabalhos científicos, apresentados em congressos e publicados em revistas especializadas", explica.

Características

Para exercer essa atividade, os laboratórios farmacêuticos buscam pessoas com curso superior e, em alguns casos até pós-graduação que demonstrem atitudes baseadas em algumas competências chave.

Estima-se que hoje existam cerca de 20.000 propagandistas no Brasil com salários que variam de R$ 3 mil para iniciantes e R$ 7 mil para sênior. Os profissionais que pretendem ingressar nesse mercado devem adorar estudar e apren-der coisas novas, pois o conhe-cimento técnico é e sempre se-rá um dos diferenciais desta profissão. Por isso, as empresas farmacêuticas investem muito em treinamentos e reciclagens constantes.

"Mas para os novatos, o in-gresso se dá sempre de forma inglória, sem grande conheci-mento. Por isso, vem surgindo


cada vez mais a demanda por cursos livres que preparem as pessoas para essa profissão", explica.

A CogninHealth, na região de Campinas é especializada em treinar candidatos para as áreas comerciais das empresas farmacêuticas. Segundo Daniel a CH é a primeira escola nesse segmento de cursos livres onde os professores são altos executivos do mercado farmacêutico. Com 40 horas de aulas interativas os interessados aprendem os principais fundamentos de um verdadeiro consultor comercial para a indústria farmacêutica e de saúde.

Já estão abertas as inscrições para a turma com início em 4 de outubro, para os profissionais que já atuam comprovadamente no segmento de saúde, serão oferecidas algumas bolsas parciais. Mais informações no site: http://cogninhealth.com.br/ ou pelos tels. 019 9 81756855 ou 011 27091127

ALGUMAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO

Boa Comunicação - É preciso ter um repertório rico e utilizá-lo para influenciar o interlocutor. É comunicar-se bem é checar se o outro entende o que eu digo;

Empatia - É colocar-se no lugar do outro, ser um bom ouvinte e criar pontos de identificação que geram confiança na relação com o cliente;

Planejamento - É saber programar uma agenda de compromissos e e revisá-la de forma a sempre saber o que foi produtivo e o que pode ser melhorado;

Foco em resultados - Ter sempre estabelecidas metas e prazos;

Inteligência Tecnológica - Entender, aprender e internalizar novas tecnologias que facilitam seu ganho de produtividade.

Website: http://www.cogninhealth.com.br



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