segunda-feira, 30 de julho de 2012

Álcool pode acentuar em até três vezes efeito de medicamentos

30/07/2012 - 10:12
Ingerir bebidas alcoólicas enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina, afirma um estudo divulgado no jornal científico Molecular Pharmaceutics, avança o G1, o site noticioso da rede Globo.
De acordo com os investigadores, o álcool pode aumentar em até três vezes a dose original de medicamento e o seu efeito no corpo.
Segundo Christel Berstrom, autor do estudo, o álcool pode alterar a interacção de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contacto com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica.

Alguns desses fármacos não se dissolvem totalmente no trato gastrointestinal – especialmente no estômago e no intestino. Os investigadores testaram então se com o álcool, essas drogas poderiam se dissolver mais facilmente e descobriu-se que a combinação intensificava o efeito do medicamento.

Foram testados 22 fármacos e 60% deles apresentaram mostras que teriam os efeitos superdimensionados. Alguns tipos de substâncias, principalmente as ácidas, são as mais afectadas – como o anticoagulante varfarina ,o tamoxifeno, usado para tratamento de cancros, e o naproxeno, responsável por aliviar dores e inflamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário