quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dia do Propagandista da Indústria Farmacêutica. Você conhece este profissional?

Ser propagandista da Indústria Farmacêutica é muito mais do que ser um representante, ser propagandista da Indústria Farmacêutica é ter disponibilidade e vocação para abraçar uma profissão com inúmeras incompreensões oriundas do desconhecimento da sociedade sobre esta nobre profissão. Claro, ser incompreendido pela sociedade não é um privilégio exclusivo dos propagandistas, mas um efeito da falta de conhecimento e divulgação da importância que cada profissão tem para sociedade. Assim como o gari, o enfermeiro, o cabeleireiro, o advogado, o médico, a doméstica, o propagandista têm sua devida importância para que a máquina da economia funcione e proporcione o direito de viver para todos que formatam a sociedade.

Sempre haverá profissionais muito dedicados e outros menos dedicados, uns que se orgulham do que fazem e outros que fazem apenas para atender a determinados e específicos fins. Estes citados por último na sua essência não amam o que fazem, não sentem sua profissão de dentro para fora. Com o propagandista não é diferente, existem profissionais que se debruçam anos de suas vidas sobre livros, literaturas, monografias, fichas técnicas, manuais e outras referências bibliográficas apimentadas por conhecimentos de marketing e outros para exercerem com sabedoria seu papel. São para estes profissionais que me proponho nesta dada (14 de julho) a desejar-lhes muito sucesso e parabenizá-los pela profissão que abraçaram.

O propagandista não é apenas um representante, ele é um representante diferenciado, ele inclusive tem classificação ocupacional distinta registrada no Ministério do Trabalho – CBO 4-32.40. O propagandista é um autêntico consultor de negócios, é um garimpeiro de oportunidades e identificador de necessidades. O propagandista transcende as barreiras dos negócios e navega no mundo particular de seus parceiros, desenvolvendo habilidades de leitura de cenários muitas vezes imaginados. Não raro acontece de um propagandista alterar toda sua proposta de trabalho focada na divulgação de seus produtos em uma fração de segundos, ao perceber no semblante do profissional médico problemas de fórum íntimo, entre outros. O propagandista tem a perspicácia de tratar o profissional alvo como cliente/parceiro de forma que o mesmo não sinta esta possível relação, algumas vezes é inevitável que isso ocorra. Outra habilidade muito comum do propagandista é a de despertar no médico a viabilidade de prescrever seu produto para atender uma necessidade específica de um paciente que provavelmente retornará para uma nova consulta meses depois, é uma espécie de mensagem teleguiada. Já obtive feedback de médicos dizendo que; tenho um determinado paciente que certamente entrarei com seu produto na busca de melhor servi-lo. Ser propagandista também tem como fim servir. Existe uma das tantas frases que conheço para descrever o propagandista que eu sempre a transcrevo, "o propagandista é um mensageiro da ciência". Claro, os tempos são outros.

No desejo de elogiar, parabenizar e reconhecer no profissional propagandista qualidades profissionais eu poderia escrever dezenas de laudas, mas este não é o meu propósito, já que me faltam habilidades e conhecimentos para uma redação aceitável. Quero finalizar afirmando que: Nada representará as citadas qualidades e habilidades dos propagandistas se os mesmos não exercerem suas atividades com paixão, esmero, respeito ao próximo e humildade. A esmagadora maioria dos propagandistas é apaixonada pelo que faz.

Um abraço a todos os PROPAGANDISTAS da Indústria Farmacêutica e um Feliz 14 de Julho.

Edson Teófilo Fernandes, propagandista desde 1987.

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