quinta-feira, 5 de abril de 2012

Medicamento antidiabético reduz risco de cancro oral em quase 90%

05/04/2012 - 11:53
Investigadores do National Institutes of Health, nos EUA, descobriram que um medicamento antidiabético diminui o risco de desenvolver cancro oral em quase 90%, avança o portal ISaúde.

Os resultados divulgados pela American Association for Cancer Research mostram que o fármaco metformina reduz o tamanho e o número de lesões pré-cancerosas na boca.
O líder da pesquisa, J. Silvio Gutkind, e os seus colegas induziram lesões pré-malignas em ratos de laboratório e estudaram o efeito da metformina sobre a progressão destas lesões para o cancro oral.
"Vimos forte actividade contra a via mTORC1, que sabemos que contribui para o cancro oral, assim esta é uma informação pré-clínica forte de demonstra que há um efeito protector", afirma Gutkind.
A metformina é o tratamento mais utilizado para pacientes com diabetes tipo 2, e os cientistas começaram a notar uma tendência de redução do cancro em alguns órgãos.
Gutkind e colegas descobriram que a administração de metformina reduziu o tamanho e o número lesões orais pré-cancerosas nos ratos e reduziu significativamente o desenvolvimento de carcinomas de células escamosas em cerca de 70 a 90%.
Eles descobriram ainda que a metformina inibiu a função de mTORC1 na camada basal das lesões orais e impediu o desenvolvimento espontâneo de cancros da cabeça e pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário