quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Apostas das Indústrias Farmacêuticas no Trade Mkt no ponto de venda pode representar um perigo a sociedade brasileira...

Farmacêuticas devem apostar em trade marketing para fortalecer relação com varejo

20 de setembro de 2011

Ponto de venda é o melhor canal para apresentar os diferenciais de marca e produto e garantir maior interação com o consumidor final

A estratégia de comunicação desenvolvida no ponto de venda, ou seja, o trade marketing, é uma ferramenta que contribui para aproximar a indústria farmacêutica do varejo e garantir maior visibilidade no mercado. “É uma preocupação constante, já que se trata de um setor altamente competitivo”, afirma a diretora da Injoy Blend, consultoria de marketing e gestão em saúde, Danieli Junco.

Segundo a especialista, o marketing direcionado ao ponto de venda permite uma abordagem segmentada e voltada às particularidades dos potenciais clientes. “A comunicação nos veículos de massa é importante, mas é a apresentação do produto no PDV um dos fatores mais relevante para a decisão de compra.

Além disso, não só resulta no aumento das vendas, mas na fidelização junto à marca ou ao produto”, explica.

No entanto, Danieli reforça também que de nada adianta um apelo de mídia e um excelente espaço no ponto de venda se houver ruptura no estoque. “O canal de distribuição deve ser ponto constante de preocupação do gerente de produto do laboratório, assim como o investimento para manter um ponto ‘não natural’ no PDV.

As empresas entenderam ser uma fonte de faturamento vender nesses espaços”.

Outro ponto importante é que o trade marketing possibilita a comunicação direta com os intermediários da venda. “Dentro do canal farma, é fundamental um bom relacionamento com as grandes redes e os pequenos empresários do varejo, responsáveis por orientar os consumidores, transmitindo as características e diferenciais dos produtos.

Por isso, é preciso mais do que a simples negociação de compra ou por descontos para estabelecer ou conduzir a relação entre farmacêuticas e varejo”, acrescenta.

Além disso, continua ela, contar somente com a compra espontânea por exposição pode ser meio frustrante, principalmente para lançamentos. “A indústria farmacêutica também precisa investir em treinamento para os funcionários das drogarias”.

Para a executiva, rever o conceito de comunicação nesses espaços é a melhor forma de assegurar o bom desempenho da colocação do produto no PDV.

Além disso, ela estima ainda que os investimentos das farmacêuticas neste tipo de marketing devem crescer de maneira expressiva “Quanto maior a concorrência maior a necessidade de ações voltadas ao varejo”, resume a diretora da Injoy Blend, Danieli Junco.

Informações para imprensa
Assessoria de imprensa Injoy Blend
Assessora Comunicação (11) 4123-1419

Natalia Kfouri – natalia@assessoraonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário