quinta-feira, 7 de maio de 2015

Chiesi Farmacêutica, uma empresa que vem fazendo mais e melhor nesse bilionário mercado da saúde.

Grupo Chiesi Farmacêutica cresce 8,4% em 2014


O Grupo Chiesi Farmacêutica, uma companhia internacional sediada em Parma, Itália, fechou 2014 com um turnover de €1.342 milhões, com alta de 8.4% em comparação ao ano anterior – algo em torno de dois pontos percentuais acima da média global.

Já o EBITDA (sigla para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu a marca de €363 milhões, equivalente a 27,1% das vendas e acima do ano anterior, mesmo com o alto investimento em P&D, que somou um recorde de €237 milhões, ou 17,6% das vendas. Com isso, o grupo passou da 50ª para a 46ª posição no ranking global de inovação no setor farmacêutico.

“Nosso compromisso crescente com P&D representa uma premissa chave aos esforços da empresa em desenvolver novos produtos em todas as áreas terapêuticas em que atua”, comenta Alberto Chiesi, presidente da companhia. Ele diz ainda que o fomento à inovação forma a base para o grupo consolidar sua liderança nas áreas terapêuticas tradicionais, como doenças respiratórias e neonatologia, “continuando a desenvolver sua expertise no tratamento de doenças raras e terapias avançadas”, completa.

Além dos €237 milhões investidos em P&D, o grupo destinou €87 milhões em novas plantas industriais e €89 milhões para a aquisição total do capital da Chiesi USA, gerando resultados significativos: impulso forte ao desenvolvimento de novos produtos; aumento na capacidade de produção do Foster Nexthaler (planta de Blois) e Curosurf (plantas de Modena e Parma), necessárias para atender o aumento da demanda, além de um afiliado em operação total no maior mercado farmacêutico do mundo.

A presença global do grupo também cresceu consideravelmente. Isso fica evidente ao destacar o salto das vendas, no qual 77% dos seus resultados foram originado fora do mercado doméstico da companhia. “2014 foi definitivamente um ano excepcional em termos de resultados financeiros”, acrescenta Ugo Di Francesco, CEO da Chiesi.

Para Francesco, esse crescimento é ainda mais louvável já que todas as áreas geográficas contribuíram para isso: região Central e Norte da Europa (crescimento de 12%), Mercados emergentes (alta de 9.2%), Sul da Europa (cresceu 4.6%) e EUA (cresceram 8.4%).

No Brasil, a Chiesi acompanhou a tendência de crescimento Global. “Fechamos o ano de 2014 com um excelente crescimento de 12%. No mercado ético, segundo os dados da consultaria IMS, fomos a 5º empresa de pesquisa que mais cresceu no Brasil, com taxa de 16%. Estamos alinhado com a nossa visão estratégica de dobrar as nossas vendas em cinco anos”, destaca o Gerente Geral da Chiesi no Brasil José Fernando Almeida.