sábado, 14 de dezembro de 2013

Camas de bichinhos de estimação e aquários devem ser limpos pelo menos uma vez por mês

Extra
Os bichinhos de estimação devem ter seu ambiente e seus brinquedinhos limpos com atenção. Cada espécie e cada animal deve receber atenção de uma forma diferente. Os brinquedos de um cachorro, por exemplo, devem ser trocados conforme o temperamento deles. O motivo é simples: uns os destroem no primeiro dia; outros, demoram anos para danificá-los. Mesmo assim, os produtos têm validade.

— Eles devem ser trocados a cada quatro ou cinco meses — explica Glauber Barreto, da clínica veterinária e pet shop Cãopacabana.

O mesmo acontece com os potinhos de água e comida.

— Devem ser trocados de dois em dois meses, mas tem alguns animais que ficam roendo o potinho. Aí, tem que trocar antes. Eles devem ser lavados todos os dias — diz Glauber, que explica que é só colocá-los embaixo de água corrente, sem produto algum.

Para quem tem peixes, Marcelo Xavier, da loja Mundo Submerso, dá a dica:

— Nunca devemos colocar no aquário peças decorativas que não sejam próprias para o ambiente, pois a tinta pode ser tóxica para os peixes.

Cachorrinhos

Como limpar as camas de animais de estimação?

Geralmente, as caminhas que são de manta de silicone e tecido podem ser limpas na máquina de lavar ou com sabão neutro e água. Elas também podem ficar de molho. A frequência varia de acordo com o animal, mas deve ser lavada ao menos uma vez por mês. As outras, que são de espuma com material sintético, não são laváveis, porque deformam. Elas devem ser descartadas, a cada seis meses, mais ou menos. Mas o tempo de troca varia de acordo com o bichinho: se a cama é de um animal que não sai muito de casa e, por isso, não se suja muito, pode durar mais.

Peixes

Como limpar aquários?

Uma vez por mês, deve ser feita uma manutenção. Tire 50% da água do aquário e deixe os peixinhos dentro dele. Então, complete com água sem cloro, teste o Ph da água (na maioria das vezes, ele tem que ser sete, mas isso varia de acordo com o peixe que vive no aquário). A limpeza geral deve ser feita anualmente. Retire toda a água do recipiente, pegue o peixe com uma redezinha e coloque-o num balde. Lave tudo com água corrente, sem usar sabão. Até a esponja não pode ter nada de produto químico, o ideal é que seja virgem. Depois, devolva a água, coloque o produto para equilibrar o Ph e ponha de volta os peixinhos. Nesse dia, não pode colocar comida, porque a água fica mais pesada e o alimento irá para o fundo.

Tartarugas

E o aquário da tartaruga?

Seria o mesmo processo. Tire a tartaruga e limpe o aquário, usando somente água corrente, com uma esponja virgem. Não pode usar nenhum produto que tenha cheiro. Nem sabão neutro! Depois, coloque a tartaruga de novo. A cada três meses, faça uma limpeza geral. Tem que lavar tudo, incluindo as pedrinhas, que devem ser esfregadas como quem esfrega arroz, até ficarem limpinhas.

Perguntas respondidas por Pedro Rodrigues Pinho, vendedor de peixes, e Fernando de Campos Alves, gerente da loja Pet Shop no Ar (www.petshopnoar.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário