sábado, 14 de dezembro de 2013

Cadeia não tem dieta adequada para Roberto Jefferson, diz defesa

Salmão defumado, geleia real e suco com água de coco estão na dieta recomendada ao ex-deputado condenado no mensalão


Carolina Brígido
Roberto Jeferson, delator do mensalão, foi condenado a 7 anos de prisão em regime semiaberto Pablo Jacob / O Globo 29/11/2013

BRASÍLIA - Salmão defumado, geleia real, suco batido com água de coco, leite com baixa lactose. Esses são alguns dos itens da dieta recomendada por uma médica nutróloga ao ex-deputado Roberto Jefferson, o delator do esquema do mensalão que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre onde ficará preso: em casa ou na cadeia. A defesa do condenado enviou para a Corte cópia da dieta. Acompanhando o cardápio, uma petição com o argumento de que dificilmente uma penitenciária terá esses ingredientes na dispensa. Portanto, Jefferson deveria cumprir pena em casa.

“O atual estado de saúde do requerente, em razão de toda a aludida deficiência na absorção dos nutrientes necessários para a manutenção de sua vida, exige a observância de uma dieta extremamente rígida, com acompanhamento nutricional intenso, explicitados tanto no relatório por ele trazido, quanto no parecer dos médicos do Inca”, diz a petição.

Os advogados argumentam que, segundo os médicos, Jefferson tem deficiência nutricional que deve ser tratada com a alimentação adequada e o uso dos medicamentos prescritos. “Parece claro, pois, que o sistema prisional não terá condições de prover todo o acompanhamento nutricional necessário para a manutenção da vida do requerente, com alimentação especial e extremamente regrada, em intervalos pequenos de tempo, e hidratação constante”, alega a defesa.

Veja temas relacionados:





Os advogados apresentaram ao STF muitos outros pedidos de prisão domiciliar – a maioria deles com laudo médico em anexo, revelando que a saúde do condenado é frágil. No ano passado, ele foi submetido a uma cirurgia de remoção de um tumor no pâncreas.

Segundo a nutróloga Flávia de Alvarenga Netto, Jefferson precisa comer a cada três horas para evitar hipoglicemia ou sensação de fraqueza. Para cozinhar os alimentos, é necessário usar pouco óleo. O paciente também precisa usar um suplemento à base de proteína. Na dieta, também constam suco verte, salada de folhas, arroz integral e carnes, desde que não preparadas à milanesa. A recomendação é expressa: “tempere com bastante alho, cebola, salsinha e cebolinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário