sábado, 22 de junho de 2013

Conselho de psicologia critica ato médico e pede veto da presidente Dilma

Senado aprovou na terça-feira projeto que restringe aos médicos atos como a prescrição de medicamentos e o diagnóstico de doenças

André de Souza (Email · Facebook · Twitter) Publicado:19/06/13

BRASÍLIA — O Conselho Federal de Psicologia (CFP) criticou nesta quarta-feira a aprovação pelo Senado do projeto de lei conhecido como ato médico e já avisou que vai pedir o veto da presidente Dilma Rousseff. Na noite de terça-feira, o Senado aprovou o projeto que regulamenta a atividade médica, restringindo à categoria atos como a prescrição de medicamentos e o diagnóstico de doenças. Psicólogos e outros profissionais da saúde são contrários ao texto votado ontem.

Em nota, o CFP diz que "é importante frisar que não há posicionamento contrário à regulamentação da Medicina. Os médicos podem e devem trabalhar para que a sociedade reconheça as competências específicas destes profissionais. No entanto, isto não pode ser feito em detrimento de qualquer outra profissão na área da saúde".

Também pede que a presidente Dilma Rousseff vete parte do texto. "A autarquia vai dispor de toda sua capacidade de articulação com o governo, entidades ligadas ao tema e sociedade civil para que esse projeto não siga adiante: Campanha Ato Médico #VetaDilma!", diz a nota.

A proposta é polêmica e contou com a oposição de categorias como fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos. Por isso, a expectativa é que a questão seja levada à Justiça. Outra discussão suscitada pelo projeto é se há médicos suficientes no país, principalmente no interior, para suprir essa demanda.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/conselho-de-psicologia-critica-ato-medico-pede-veto-da-presidente-dilma-8743410#ixzz2WyxCXf57

Nenhum comentário:

Postar um comentário