quinta-feira, 7 de junho de 2012

Estudo conclui que Actos® da Takeda pode aumentar o risco de cancro da bexiga

04/06/2012 - 09:16
As descobertas de um estudo publicado no BMJ indicam que o medicamento para a diabetes da Takeda, o Actos® (pioglitazona), está associado com um risco aumentado de cancro da bexiga, embora o risco absoluto permaneça baixo. O investigador Laurent Azoulay referiu que a ligação entre o fármaco e o cancro da bexiga é "controversa, com vários estudos relatando resultados conflituantes, de riscos modestos acrescidos para a não associação". No entanto, ele disse que "os médicos, doentes e as agências reguladoras devem estar cientes desta associação na avaliação dos riscos globais e dos benefícios desta terapia", diz, citado pelo site FirstWord.
Para o estudo de coorte retrospectivo, os cientistas examinaram registos médicos de 115 727 pessoas na Grã-Bretanha que começaram a tomar medicação para a diabetes tipo 2 entre 1988 e 2009. Os investigadores identificaram 470 incidentes diagnosticados de cancro da bexiga durante um período de follow-up de mais de 4,5 anos, que segundo os investigadores se traduz para uma taxa global de cerca de 89 casos por 100 000 pessoas-ano, contra 73 casos por 100 000 pessoas-ano população geral no Reino Unido em 2008.
Os investigadores compararam os 376 casos de cancro da bexiga diagnosticados após um ano de follow-up com 6699 pessoas que não desenvolvem a doença. O estudo descobriu que Actos® está associado a uma taxa de risco de 83% para cancro da bexiga. Além disso, a utilização de Actos® durante dois anos ou mais estava associada com 88 casos adicionais de cancro da bexiga por 100 000 pessoas-ano, aumentando para 137 casos adicionais entre os doentes que tinham tomado dosagens cumulativas de mais de 28 000 miligramas do fármaco. Os investigadores referiram que nenhum aumento de risco foi observado com o medicamento Avandia®(rosiglitazona), da GlaxoSmithKline, outro fármaco à base de tiazolidinediona disponível no Reino Unido durante o período de estudo.
Num editorial que acompanha o estudo, Dominique Hillaire-Buys e Jean-Luc Faillie disseram que o estudo poderia levantar questões sobre o uso futuro do Actos®. "Os médicos que são em última instância responsável pelas escolhas terapêuticas pode, legitimamente questionar se a relação benefício-risco do [Actos®] ainda é aceitável para os pacientes com diabetes", comentaram.
No ano passado, tanto a FDA como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluíram revisões de segurança do Actos®, emitindo avisos sobre um possível risco aumentado de cancro da bexiga associado ao tratamento. Reguladores em França e na Alemanha já tinham suspendido o uso do medicamento. As vendas de Actos® atingiram um pico de quase 5 mil milhões de dólares no ano até Março de 2010, mas a receita desde então diminuiu.
Atenção: Toda e qualquer matéria reproduzida neste Blog tem sua origem descrita final da reportagem com  link que levará o leitor ao site original que publicou ou republicou a referida matéria, assim como também, recomendamos aos leitores de matérias relacionadas à saúde, que por hipótese alguma façam uso ou deixe de fazer, de produtos ou métodos terapêuticos aqui republicados sem consultar um profissional de saúde devidamente habilitado na matéria. Este é um Blog particular no qual o seu criador não tem habilitação profissional emitida ou reconhecida pelos órgãos reguladores da saúde. Não nos responsabilizamos por quaisquer danos ou prejuízos que o leitor venha a ter por inobservância deste alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário