domingo, 4 de março de 2012

Saiba como personalizar suas roupas de cama



Está na hora de dar um toque especial aos lençóis e fronhas. Que tal?
Se você está enjoado(a) das suas roupas de cama por achar que elas estão muito sem graça essa dica vai valer muito a pena, além de ajudar a economizar um dinheirinho.
O Portal da Band conversou com a designer e crafter Eliana Zerbinatti para descobrir como personalizar um enxoval com o bordado inglês, faixa de tecido fino com bordados feitos industrialmente e que possuem bordas serrilhadas e desenhos de flores, geralmente.

Segundo ela, o toque especial não só embeleza a roupa de cama, como a diferencia das demais fazendo com que se torne uma peça exclusiva.

"Existem faixas mais simples e estreitas e outras muito elaboradas e largas", explica.

O primeiro passo é: sair à caça do bordado que mais lhe agrade. "Ele pode ser em encontrado em bazares, armarinhos ou em lojas que comercializam materiais para patchwork", afirma Eliana.

Na hora da compra é importante prestar a atenção na combinação de cores. Uma dica é tingir o bordado com chá no caso de querer aplicá-lo em um enxoval com fundo creme ou outra cor que puxe mais para o envelhecido. "O bordado inglês existe em pouquíssimas cores e a maior variedade de modelos é confeccionado apenas na cor branca", alerta a designer.

Após a escolha, o segundo passo é a aplicação do bordado que, segundo a especialista, é feita de forma muito fácil. "Em uma tarde de trabalho podemos fazer um jogo de lençóis e fronhas. A pessoa pode optar fazer com pregas, deixando a peça mais charmosa e feminina, ou em um tom mais "sério", costurando de forma reta e sobrepondo uma faixa de tecido xadrez ou listrado. Dessa forma ela conseguirá um visual mais masculino".

E, para quem planeja incrementar lençóis para revenda, a boa notícia é que o custo empregado é significativamente baixo se comparado ao valor agregado à peça após a aplicação. "Digamos que é possível triplicar ou quadruplicar o valor dependendo do bordado escolhido", avisa Eliana.

O segredo para deixar os lençóis ainda mais bonitos é um só. "Capricho, sem dúvida. Depois que você escolher os tecidos e o bordado, pode ainda adicionar fitas de cetim ou veludo, passa-fitas e até mesmo aplicar barrados de outros tecidos. Mas mesmo fazendo as escolhas certas, se não tiver capricho, o trabalho não vai realçar", enfatiza.

O bordado inglês também pode ser aplicado em fronhas, almofadas, jogos de toalhas de banho e rosto e até nas saias colocadas embaixo do colchão.

A única restrição é em relação aos lençóis com elástico. "Eles até podem receber o bordado, mas não é usual já que ficam embaixo de outro lençol. A não ser que essa peça com elástico seja uma capa que possa ser usada no dia a dia, sem uma colcha por cima", finaliza.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário