segunda-feira, 19 de março de 2012

Abbott colabora com testes de identificação humana com um dos mais importantes centros de pesquisa forense dos EUA

A Abbott e o Centro de Ciências da Universidade do Norte do Texas, uma das mais importantes instituições de pesquisa forense dos Estados Unidos, firmaram acordo, que tem por objetivo aplicar o sistema PLEX-ID™ em análise de restos mortais, importante na investigação sobre pessoas desaparecidas. O Centro UNT Health Science trabalha em parceria com agências federais e estaduais dos Estados Unidos, na identificação de uma grande porcentagem de restos mortais encontrados nos Estados a cada ano. Pelo acordo de cooperação, a Abbott instalou um sistema de análise PLEX-ID no UNT Health Science Center e fornece o ensaio PLEX-ID mtDNA para caracterizar o DNA mitocondrial de espécies biológicas degradadas e antigas, tais como fios de cabelo, pele, ossos, dentes e fluídos corporais.

O DNA mitocondrial é diretamente herdado da mãe e está presente em centenas de milhares de cópias por células. Na pesquisa forense, o teste do mtDNA geralmente é o único método para análise de amostras bastante degradadas. Para casos sem solução por anos, o teste mtNNA compara diferentes perfis de restos não identificados com perfis de mtDNA de familiares, pelo lado materno, de pessoas desaparecidas ou de vítimas de homicídios ou vítimas de desastres naturais.

O sistema de análise PLEX-ID é capaz de executar tanto ensaios com mtDNA quanto com amostras de DNA nuclear, numa única operação totalmente automatizada. O PEEX-ID combina duas tecnologias moleculares (reação de cadeia de polimerase e espectrometria de massa por ionização de alta precisão) para estabelecer e comparar o perfil mtDNA de base com amostras biológicas. O ensaio PLEX-ID mtDNA foi lançado em 2011 e está sendo usado por um número cada vez maior de laboratórios forenses ao redor do mundo.

A capacidade do PLEX-ID em rapidamente analisar o mtDNA de amostras bastante degradadas capacita os cientistas forenses a executar agilmente, de forma confiável, testes de mtDNA em amostras que de outra forma não seria possível. O ensaio PLEX-ID mtDNA é mais seletivo do que métodos convencionais e pode ser usado para caracterizar amostras com DNA de mais de uma pessoa. O PLEX-I detecta diferenças sutis em marcadores de DNA que não são detectados por ensaios forenses convenciais, o que permite uma comparação de alta resolução entre as amostras de referência e as amostras tentativas.

O Centro de Ciências Médicas da Universidade do Norte do Texas inclui a Faculdade de Medicina Osteopática, a Escola de Graduação de Ciências Biomédicas, a Escola de Saúde Pública e a Escola de Profissionais da Saúde do Texas. Entre as principais áreas de pesquisa, incluem-se doença de envelhecimento e Alzheimer, genética aplicada, primeiro atendimento e prevenção. Este ano, a Faculdade de Medicina Osteopatia do Texas foi considerada uma das 50 primeiras escolas de medicina em primeiro atendimento pelo US News & World Report pelo nono ano consecutivo. [www.hsc.unt.edu].

O PLEX-ID é a única tecnologia de alto desempenho que oferece identificação rápida e abrangente de bactérias, virus, fungos, determinados parasitas e também oferece informação sobre resistência a medicamentos, virulências. O sistema, que não se destina a diagnósticos, emprega uma combinação de tecnologias moleculares, incluindo reação de cadeia de polimerase para amplificação do ácido nucleíco e espectrometria de massa para rapidamente caracterizar organismos conhecidos e não-conhecidos. O PLEX-ID também pode ser usado para teste de identificação humana, com ensaios que se concentram no NNA mitocondrial e ensaios que caracterizam polimorfismos nucleotideos de um único autossomo. Em 2009, PLEX-ID foi reconhecido pela revista The Scientist e pelo Wall Street Journal como uma das principais inovações do ano. Segundo a The Scientist, o LLEX-ID foi escolhido porque pode detectar e caracterizar a ampla gama de microorganismos numa única amostra.

A IbisBiosciences, que desenvolveu o PLEX-ID, foi adquirida pela Abbott em janeiro de 2009, com o objetivo de contribuir com uma abordagem inovadora na detecção e caracterização de ampla gama de ensaios de microorganismos, além de colaborar para ampliar o papel da empresa em testes moleculares.

A Abbott é uma empresa global, diversificada, do segmento de saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo produtos nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário