terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FDA aprova Inlyta® da Pfizer

30/01/2012 - 10:54

A entidade que regula os medicamentos nos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou o uso do medicamento Inlyta® (axitinibe), da Pfizer, para tratar doentes com cancro renal avançado que não tenham respondido a outros tratamentos, avança o portal ISaúde.


O carcinoma de células renais é um tipo de cancro do rim que começa no revestimento de tubos muito pequenos no órgão.

O Inlyta®, um comprimido tomado duas vezes ao dia, funciona bloqueando certas proteínas chamadas quinases, que desempenham um papel no crescimento tumoral e na progressão do cancro.

A segurança e a eficácia do medicamento foram avaliadas num único estudo aleatório com 723 pacientes cuja doença tinha progredido durante ou após o tratamento com uma terapia sistémica prévia.

O estudo foi projectado para medir a sobrevida livre de progressão, o tempo que um paciente viver sem a progressão do cancro. Os resultados mostraram uma sobrevida livre de progressão mediana de 6,7 meses em comparação com 4,7 meses com um tratamento padrão (sorafenib).

Os efeitos secundários mais comuns observados em mais de 20% dos pacientes no estudo clínico foram diarreia, pressão arterial elevada, fadiga, diminuição do apetite, náuseas, perda de voz (disfonias), perda de peso, vómito, fraqueza e constipação.

Os especialistas recomendam que doentes com pressão arterial elevada devem controlar os seus níveis antes de tomar Inlyta®. Alguns pacientes que tomaram Inlyta® experimentaram problemas de sangramento, que em alguns casos foram fatais. Doentes com tumores cerebrais não tratados ou sangramento gastrointestinal não devem fazer uso do medicamento.

"Esta é a sétima droga aprovada para o tratamento de cancro metastático de células renais desde 2005. Colectivamente, este nível sem precedentes de desenvolvimento de medicamentos neste período de tempo alterou significativamente o paradigma do tratamento da doença e oferece aos pacientes múltiplas opções de terapia", afirma Richard Pazdur, da FDA.

Medicamentos recentemente aprovados para o tratamento de cancro de rim incluem sorafenib (2005), sunitinib (2006), temsirolimus (2007), everolimus (2009), o bevacizumab (2009) e pazopanib (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário