quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nota C&T:

Eu não tenho nada contra ao Farmacêutico que sugere a troca de um medicamento de marca, prescrito por um profissional habilitado para tal ato, no caso o Médico, porém a esmagadora maioria das substituições é feita por balconistas que por mais experiência que tenham como vendedores de medicamentos em balcão não têm amparo legal para tal ato. É um absurdo a forma como medicamento é tratado nesse país, é tratado como uma mercadoria qualquer.

Outro fato que nos chama a atenção é a desconfiança que muitos têm dos genéricos, o que é mais do que justificado, os principais genéricos desse país são produzidos por laboratórios que historicamente conta com uma imagem negativa. Muitos deles, para não dizer quase todos, eram fabricantes de BO "bom para otário" (Alguém se lembra dessa célebre frase que caiu como uma bomba na mídia em fevereiro de 2000, dita pelo então presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o empresário Aparecido Bueno Camargo?) A classe médica conhece o histórico das indústrias farmacêuticas que operam no Brasil.

Nota postada por Teófilo Fernandes.

Farmacêutico sugere troca por genérico

Um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) revelou que 86% dos brasileiros já tiveram um medicamento de marca substituído por genérico por sugestão do farmacêutico.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a entidade ouviu 690 pessoas e 119 médicos em todas as regiões do País. O levantamento também mostrou que, apesar de os genéricos existirem há 11 anos no país, quase metade dos médicos desconfia da sua qualidade e segurança.
Na pesquisa, 45% dos profissionais disseram acreditar que o processo de avaliação e controle de qualidade é menos exigente do que o que ocorre com os medicamentos de marca, e 44% acreditam que esses remédios sofrem mais falsificações.
Ainda assim, a maior parte deles (92%) relatou ter prescrito genéricos nos últimos 12 meses para reduzir o custo do tratamento ou a pedido do paciente.

Fonte: Guia da Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário